Aprenda a substituir cores específicas em uma imagem com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

O que fazer quando os elementos da fotografia estão em desarmia tonal? Ou quando a cor da roupa de alguém se destacou demais na imagem? E quando apenas um plano da foto está com a cor desajustada e você quer alterar apenas a tonalidade daquele elemento? É a hora de utilizar o recurso “Substituir cor” ("Replace Color", em inglês) do Photoshop, um filtro que também é bastante útil para quem trabalha com ilustrações digitais.

O “Substituir cor” é um comando de ajuste do Photoshop que cria uma máscara usando uma ou mais cores selecionadas, e em seguida, substitui as cores selecionadas por outra que você especificar. Você pode ajustar a matiz, a saturação e o brilho das cores que forem capturadas pelo filtro. Para aprender a utilizar o recurso, confira nosso passo a passo abaixo.

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que deseja corrigir através do comando Arquivo (1) > Abrir (2).

Photoshop Abrir

A imagem que vamos utilizar neste tutorial é esta:

Exemplo Substuir Cor

Passo 2

Com a imagem aberta, acesse o comando de menu Imagem (1) > Ajustes (2) > Substituir cor (3).

Menu Subsituir Cor

Passo 3

Esta é a caixa de diálogo do ajuste “Substituir cor”. A utilização deste filtro começa com a seleção da cor que se deseja substiuir. Neste exemplo, vamos selecionar uma área da maçã verde com a "Ferramenta Conta-gotas" (1). Depois, vamos selecionar mais tons da maçã verde com a "Ferramenta Adicionar à Amostra" (2), para que a seleção se expanda. Se você selecionar uma cor por acidente, utilize a "Ferramenta Subtrair da Amostra" (3) e clique na cor que você deseja remover. A opção “Cluster de Cor Localizado” (5) e a escala do “Grau de Seleção” (4) podem ser usados para aumentar e reduzir a tolerância da seleção - quanto maior a escala, mais cores próximas da selecionada com as ferramentas ele vai mapear.

Selecionar Cor Substituir Cor

Passo 4

Com a área de seleção definida, é hora de fazer as alterações na cor selecionada. Para isso, utilize os controles de Matiz (5), que altera a tonalidade da cor, Saturação (6), que altera a intensidade da cor, e Luminosidade (7), que altera a incidência de preto ou branco sob a cor. No exemplo, vamos utilizar os controles para fazer com que a maçã verde se pareça madura. Para visualizar em tempo real as alterações de cor, marque a opção “Visualizar” (8).

Opções Substituir Cor

As diferenças entre a cor original e a cor selecionada podem ser vistas nas amostras “Cor” (original) e “Resultado” (nova cor).

Passo 5

Com o resultado desejado alcançado, aplique as alterações clicando no botão “OK” da caixa de diálogo “Substituir cor”. No exemplo deste tutorial, o resultado final foi este:

Resultado Substituir Cor

Não se esqueça de salvar as alterações (Arquivo > Salvar) na imagem antes de fechar o Photoshop.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.