Aprenda a remover e trocar o fundo de suas fotos com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

Trocar o fundo de imagens no Photoshop é uma das tarefas mais procuradas pelos usuários do software, mas ela precisa ser feita com cuidado para que o resultado fique convincente. Se você tem uma foto de baixa iluminação, tirada no seu quarto, por exemplo, não adianta querer colocar um fundo iluminado de praia. Os dois elmentos não serão compatíveis. Mas com a iluminação e a técnica certas, remover e trocar o fundo das suas fotografias não será problema.

Neste tutorial você vai aprender a usar a Ferramenta Borracha Mágica e a Ferramenta Seleção Rápida, que vão auxiliá-lo no processo. Você também vai conhecer a janela "Camadas", que gerencia os elementos presentes no arquivo em múltiplos níveis. Vamos lá? É só seguir o nosso passo a passo abaixo.

Método 1: Borracha Mágica (mais fácil, menos versátil)

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja trocar o fundo através do comando Arquivo (1) > Abrir (2). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Localize em seu computador a imagem que deve receber o novo fundo e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Troca Fundo

A imagem escolhida possui um fundo mais plano, de cor diferente do restante e simples de ser removido, ideal para este método de menor precisão.

Passo 2

Selecione a “Ferramenta Borracha Mágica” (2) (“Magic Eraser Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso esta não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a "Ferramenta Borracha" (1) até surgir o menu com mais ferramentas de remoção, e então selecionar a Borracha Mágica (2). Você também pode usar a tecla "E" do teclado para alternar entre os 3 tipos de borracha até ativar a ferramenta indicada.

Ferramenta Borracha Mágica

Passo 3

Agora que a Ferramenta Borracha Mágica foi selecionada, precisamos ajustar sua tolerância. Para isso, utilizaremos a barra de opções de ferramenta do Photoshop, localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo.

Opções Borracha Mágica

Nesta barra de ferramentas é possível personalizar o funcionamento da borracha mágica com basicamente 3 opções: "Tolerância" (1), que determina a amplitude da remoção de fundo, "Suavização de Serrilhado" (2), responsável por borrar as bordas da imagem resultante, de modo que ela não fique com cantos serrilhados (caso ativada) e "Adjacente" (3), que determina se a borracha vai funcionar na área onde o usuário clicar (caso selecionada), ou se vai apagar todas as ocorrências da cor selecionada, independente de onde ela esteja.

Neste exemplo, vamos definir a tolerância para "80" e manter ativadas as opções "Suavização de Serrilhado" e "Adjacente".

Passo 4

Com as opções da Ferramenta Borracha Mágica definidas, vamos clicar sobre o fundo para que ele seja removido automaticamente.

Clique Ferramenta Borracha Mágica

O resultado final será como o seguinte:

Clique Ferramenta Borracha Mágica Resultado

É isso mesmo, um único clique e voilá! O fundo foi removido. Dependendo da imagem utilizada, pode ser preciso alterar o valor de "Tolerância" ou clicar mais de uma vez nas áreas restantes do fundo com a Ferramenta Borracha Mágica para remover o fundo completamente.

Passo 5

Com o fundo removido, é hora de preparmos o novo fundo. Para isso, localize a paleta “Camadas” (1) no canto inferior direito da janela do Photoshop.

Janela Camadas Trocar fundo

A camada selecionada (2) é a imagem com o fundo removido. Agora, cole (Ctrl + V) a imagem que deseja utilizar como fundo. No nosso exemplo, utilizaremos a seguinte imagem:

Fundo Exemplo Trocar Fundo

Passo 6

Quando a imagem for colada, ela aparecerá cobrindo a imagem sem fundo. Agora, vamos enviá-la para trás clicando sobre a camada do fundo (2) e arrastando-a para abaixo da camada da imagem sem fundo (1).

Arrastar Camada Troca Fundo

Ao fazer a troca de camadas, o Photoshop renderizará a camada colada como fundo, ocupando o espaço anteriormente removido. Em nosso exemplo, o resultado final ficou assim:

Resultado Troca Fundo

Método 2: Seleção Rápida (mais versátil, menos prático)

Para certos tipos de imagens, com fundo complexo e cheio de detalhes, a Ferramenta Borracha Mágica pode não surtir o efeito desejado. Nestes casos, utilizaremos o método da Ferramenta Seleção Rápida. Vamos repetir o Passo 1 e localizar a imagem para remoção do fundo. Para exemplificar este método, utilizaremos esta imagem:

Imagem Exemplo Troca Fundo 2

Passo 2

Selecione a “Ferramenta Seleção Rápida” (1) (“Quick Selection Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso esta não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a "Ferramenta Varinha Mágica" até surgir o menu com mais ferramentas de seleção, e então selecionar a Ferramenta Seleção Rápida no menu (2). Você também pode usar a tecla "W" do teclado para alternar entre os 2 tipos de ferramentas até ativar a indicada.

Ferramenta Seleção Mágica

Passo 3

Agora que a Ferramenta Seleção Rápida foi selecionada, precisamos ajustar o tamanho do pincel, pois esta ferramenta utiliza pinceladas para identificar as áreas de seleção. Para isso, utilizaremos a barra de opções de ferramenta do Photoshop, localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo.

Opções Ferramenta Seleção Rápida

Nesta barra de ferramentas, é possível personalizar o diâmetro e dureza do pincel de seleção (4). Ao clicar neste botão, você verá as opções "Tamanho", que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza", que determina o esfumaçamento da pincelada. Neste exemplo, colocaremos um tamanho que permita que o pincel passe por todas as áreas do fundo sem atingir os elementos que devem permanecer. Também temos a opção "Melhorar automaticamente" (5) que processa a seleção criada para aumentar a precisão - recomendamos ativar esta opção.

Conforme você pincelar as áreas do fundo da imagem com a ferramenta, a seleção vai se expandindo. Mesmo após pincelar, você poderá adicionar mais áreas de seleção utilizando o modo de adição (2) (ou segurando a tecla "Shift" do teclado enquanto pincelar). Caso alguma área não desejada seja coberta pela seleção, utilize o modo de subtração (3) (ou segurando a tecla "Alt" do teclado enquanto pincelar) para pincelar e excluir partes da seleção. O modo "nova seleção" (1) permite mover a seleção criada ou criar outra do zero. Neste exemplo, vamos utilizar a ferramenta para pincelar a área do fundo e adicionar à seleção as áreas que estão entre as duas pessoas da foto.

Ferramenta Seleção Rápida Pincelada

Passo 3

Com o fundo completamente selecionado, precisamos fazer com que o Photoshop permita que a imagem tenha fundo. Para isso, vamos converter a camada "Plano de Fundo" em "Camada 0" (que possui fundo transparente).

Localize a paleta “Camadas” (1) no canto inferior direito da janela do Photoshop, e selecione a camada "Plano de Fundo". Clique sobre o cadeado (1) que se encontra do lado direito da camada, e o arraste sobre o botão "Excluir" (2) da janela "Camadas".

Camadas Arrastar Lixo

Com a camada "Plano de Fundo" tendo se transformado em "Camada 0" pressione a tecla "Delete" do seu teclado para remover o fundo da imagem e torná-lo transparente. Agora, repita o Passo 5 (colar imagem de fundo) e 6 (inverter a ordem das camadas) do método anterior. O resultado que teremos com este exemplo, aplicando o mesmo fundo do método anterior, é o seguinte:

Resultado Troca Fundo 2

Utilize o método que melhor atender às suas necessidades e à complexidade do fundo da imagem escolhida, mas não se esqueça de salvar (Arquivo > Salvar - ou "Ctrl + S") as alterações na imagem ao final do processo para utilizá-la com o fundo trocado. Caso queira salvar diretametne como imagem (por exemplo, JPEG) e não como .PSD (projeto do Photoshop contendo todas as camadas), utilize o comando de menu "Camada" > "Achatar imagem", e o Photoshop combinará todas as camadas em uma única, permitindo que o arquivo seja salvo como um arquivo de imagem comum.