Como remover objetos de fundos complexos com a Ferramenta Correção do Photoshop

Por Sérgio Estrella

No Photoshop, não existe uma única maneira de se fazer uma determinada tarefa. São dezenas de ferramentas, que muitas vezes podem ajudá-lo a obter resultados parecidos, mas que são mais adequadas para determinadas situações. Quando o assunto é remover objetos e pessoas das fotos, a situação não é diferente.

Já ensinamos aqui a remover pessoas de uma foto com o Preenchimento Sensível a Conteúdo. Já removemos uma tatuagem com o Pincel de Recuperação, e já movemos pessoas numa foto sem perder o fundo com o Mover Sensível a Conteúdo. Até clonamos patos com a Ferramenta Carimbo. Todos estes recursos possuem uma grande semelhança: utilizam outras partes da imagem como base para remover, modificar ou reproduzir detalhes.

A Ferramenta Correção não é diferente neste aspecto, mas funciona de outra forma, capaz de nos dar mais controle em determinadas situações, pois ela trabalha com seleções bem definidas e permite escolhermos exatamente a parte que será usada para substituir.

No tutorial de hoje vamos aprender a utilizar a Ferramenta Correção e entender seu funcionamento. Para isso, acompanhe o nosso passo a passo:

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja modificar usando o comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial para exemplificar o uso da Ferramenta Correção é a seguinte:

Ferramenta Correção Photoshop

Utilizaremos a imagem de uma pessoa na frente de uma parade com textura complexa para mostrar a utilidade da Ferramenta Correção.

Passo 2: selecione o elemento que quer remover

Agora vamos selecionar a pessoa que queremos remover na foto. Para isso, selecione a “Ferramenta Correção” (“Patch Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso esta não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre o botão até surgir o menu com mais ferramentas de correção e então selecionar a Ferramenta Correção Tutorial Símbolo 2 no menu. Você também pode usar a tecla "J" do teclado para ativar a ferramenta.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Ferramenta Correção Photoshop

Selecionando a Ferramenta Correção (J) no Photoshop.

Feito isso, contorne o elemento que você quer retocar utilizando a "Ferramenta Correção" para formar a seleção. Sim, esta ferramenta tem em sua primeira fase um funcionamento parecido com a Ferramenta Laço, e você pode inclusive utilizar outras seleções já feitas com outras ferramentas de seleção, podendo assim passar para o próximo passo. Em nosso exemplo, não é necessário ser preciso no contorno, mas se quiser uma seleção mais exata, utilize a "Ferramenta Seleção Rápida" (Quick Selection Tool, em inglês) e pincele o elemento até que a seleção se expanda e ele fique totalmente selecionado.

Ferramenta Correção Photoshop

Selecionando o elemento que será removido com a Ferramenta Correção

Passo 4: mova a seleção para escolher a área que tomará o lugar

Agora que obtivemos a seleção do elemento que pretendemos mover, garantindo que nenhum detalhe dele ficará para fora na operação, posicione o cursor do mouse sobre a seleção, aperte e segure o botão esquerdo do mouse e mova a seleção para a área que será usada no lugar do elemento original selecionado Tutorial Símbolo 1. Em nosso exemplo, vamos mover a seleção para uma área "limpa" da parede, pré-visualizando o resultado enquanto movemos, de modo a encaixar corretamente as linhas do rodapé da parede. Se você desejar que o elemento mantenha-se alinhado à sua posição inicial , seja horizontal, vertical ou diagonalmente, segure a tecla Shift enquanto o move.

Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 1

Assim que terminar, solte o botão esquerdo do mouse para que o Photoshop processe a nova posição e complete o espaço vazio criado, assim como suavize as bordas da seleção.

Ferramenta Correção Photoshop

Movendo a seleção para a área que será usada no lugar do elemento original.

Em nosso exemplo, ao movermos a seleção com a Ferramenta Correção, obtivemos o seguinte resultado:

Ferramenta Correção Photoshop

Note que o Photoshop adequou a nova parte da imagem a partir da área que selecionamos com perfeição. É quase impossível distinguir onde estava a seleção antes. Esse processamento "sensível ao conteúdo", capaz de gerar esse tipo de resultado com base nas informações colhidas nas imediações da seleção, é feito através de um algorítmo adquirido em 2009 pela Adobe. Em alguns casos, caso a seleção pegue uma área com partes contrastantes, é possível que o resultado gere partes borradas da imagem. Nestes casos, prefira utilizar outras ferramentas, como o Carimbo e o Pincel de Recuperação.

Quando ficar satisfeito com o resultado, não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para esta ação.