Aprenda a mover objetos ou pessoas em fotos sem deixar 'buracos' com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

Nenhuma foto sai perfeita: pessoas ou objetos podem estar nos lugares errados, muito afastados ou próximos. E aquela únca foto com seu ídolo, em que você ficou longe demais dele? Para tudo isso tem jeito e o Photoshop é essencial para deixar aquela foto inesquecível ainda mais bonita.

Um dos nossos principais aliados é a ferramenta "Mover Sensível a Conteúdo", que permite mover pessoas, objetos ou detalhes do cenário e preencher o espaço vazio deixado no lugar onde o elemento estava automaticamente.

No tutorial de hoje vamos aprender a utilizar essa ferramenta. Acompanhe o nosso passo a passo:

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja modificar usando o comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial, para os três filtros, é a seguinte:

Imagem Exemplo Mover Sensível ao Conteúdo

Para exemplificar, utilizaremos uma imagem de duas pessoas afastadas. Vamos utilizar a Ferramenta Mover Sensível a Conteúdo do Photoshop para deixá-las mais próximas.

Passo 2: selecione o elemento que quer mover

Agora vamos selecionar a pessoa que queremos mover na foto.

Ferramenta Laço Photoshop

Selecionando a Ferramenta Laço (L) no Photoshop.

Para isso, selecione a “Ferramenta Laço” (“Lasso Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso esta não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre o botão até surgir o menu com mais ferramentas de seleção e então selecionar a Ferramenta Laço Tutorial Símbolo 2 no menu. Você também pode usar a tecla "L" do teclado para ativar a ferramenta.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2

Feito isso, contorne o elemento que você quer mover utilizando a "Ferramenta Laço" para formar a seleção. Não é necessário ser preciso no contorno, mas se quiser uma seleção mais exata, utilize a "Ferramenta Seleção Rápida" (Quick Selection Tool, em inglês) e pincele o elemento até que a seleção se expanda e ele fique totalmente selecionado.

Seleção Mover Sensível ao Conteúdo

Selecionando o elemento que será movido com a Ferramenta Mover Sensível a Conteúdo.

Passo 3: expanda a seleção do elemento

Agora que a seleção foi feita, vamos aumentar seu tamanho para garantir que detalhes, sombras e bordas não sejam deixados para traz quando movermos a seleção. Dessa forma, o Photoshop também tem uma amostra mais eficiente sobre que parte da imagem ele deve usar para preencher o espaço que ficou.

Para isso, acesse o item de menu "Selecionar" > "Modificar" Tutorial Símbolo 2 > "Expansão..." Tutorial Símbolo 3, (ou Select > Modify > Expand..., se você utilizar a versão em inglês).

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Menu Expandir Seleção Photoshop

Selecionando o comando de menu "Expandir" em "Selecionar" > "Modificar", no Photoshop.

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Expandir Seleção":

Expandir Seleção Photoshop

Caixa de diálogo "Expandir Seleção".

Nesta janela, é possível configurar em quantos pixels a seleção será expandida. Digite o número desejado em "Expandir em" (ou Expand By, em inglês). O número ideal depende da resolução da imagem que você estiver trabalhando – o número padrão é 10 pixels. Tente aplicar esta configuração apertando o botão OK e verifique o resultado.

Tutorial Símbolo 1

Em nosso exemplo, obtivemos o seguinte resultado, que consegue cobrir com sucesso as sombras geradas pelo elemento que pretendemos mover:

Seleção Expandida Mover Sensível ao Conteúdo

Expandindo em 10 pixels a seleção no Photoshop.

Passo 4: mova o elemento para outra posição

Agora que obtivemos a seleção expandida do elemento que pretendemos mover, garantindo que nenhum detalhe dele será perdido na operação de deslocamento, vamos selecionar a “Ferramenta Mover sensível a conteúdo” (“Content-Aware Move Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop.

Caso essa não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre o botão até surgir o menu com mais ferramentas de correção e então selecionando a Ferramenta Mover Sensível a ConteúdoTutorial Símbolo 2 no menu. Você também pode usar a tecla "J" do teclado para ativar a ferramenta.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Ferramenta Mover Sensível ao Conteúdo Photoshop

Selecionando a Ferramenta Mover sensível a conteúdo (J) no Photoshop.

Com a ferramenta selecionada, posicione o cursor do mouse sobre o a seleção que foi criada e expandida, aperte e segure o botão esquerdo do mouse e a mova para a posição desejada . Se você desejar que o elemento mantenha-se alinhado à sua posição inicial Tutorial Símbolo 1, seja horizontal, vertical ou diagonalmente, segure a tecla Shift enquanto o move.

Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 1

Assim que terminar, solte o botão esquerdo do mouse para que o Photoshop processe a nova posição e complete o espaço vazio criado.

Movendo Sensível ao Conteúdo Photoshop

Movendo o elemento selecionado com a Ferramenta Mover sensível a conteúdo.

Em nosso exemplo, ao movermos o elemento até a nova posição pretendida, obtivemos o seguinte resultado:

Resultado Mover Sensível ao Conteúdo

É realmente impressionante a capacidade que o Photoshop tem para completar o espaço vazio gerado. Esse processamento é feito através de um algorítmo adquirido em 2009 pela Adobe capaz de gerar imagens a partir das informações colhidas nas imediações da área que se deseja completar. No entanto, note que este tipo de efeito funciona melhor em fundos planos, com poucos detalhes ou até mesmo texturas.

Quando ficar satisfeito com o resultado, não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para esta ação.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.