Publicidade

Smartwatches: Xiaomi e Huawei derrubam Samsung e querem tomar trono da Apple

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech
Thalles de Souza Ribeiro/Canaltech
Tudo sobre Xiaomi

O mercado global de smartwatches encolheu 2% no primeiro trimestre de 2025, segundo o relatório Rastreador Global de Remessas de Smartwatches – 1º trimestre de 2025, da Counterpoint Research. 

Este foi o quinto trimestre consecutivo de queda, puxado principalmente pela desaceleração na Índia e pela redução nas vendas da Apple, que mesmo assim segue no topo. Mesmo com isso, este foi um período de crescimento significativo de marcas chinesas, como Xiaomi, Huawei e imoo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Apple lidera o ranking global com 20% de participação, mas teve queda de 9% nas remessas em relação ao mesmo período do ano passado.

A marca sofre com a falta de inovação nos modelos recentes e já acumula seis trimestres seguidos de retração, apesar da base fiel de usuários de iPhone, que ainda sustentam o Apple Watch.

Uma das fabricantes que mais cresceu no trimestre foi a Huawei, com alta de 53% nas remessas e 16% de participação. Assim, a marca cola de vez na Apple e assume a vice-liderança.

O avanço veio graças à forte demanda na China e à estratégia agressiva no segmento intermediário-premium.

Logo atrás aparece a Xiaomi, com 10% do mercado e o mesmo crescimento mostrado pela Huawei: 53% no comparativo anual.

A marca ampliou o portfólio, focou em preços competitivos e ganhou espaço tanto na China quanto em mercados emergentes — além de surfar na boa fase dos smartwatches infantis.

A Samsung caiu para a quarta posição, com apenas 7% de participação e um declínio de 18% nas remessas. A baixa procura por modelos antigos em mercados-chave como Europa, Coreia do Sul e América do Norte afetou o desempenho da marca, que perdeu terreno para rivais asiáticas.

Continua após a publicidade

Fechando o top 5 aparece a Imoo, especializada em modelos para crianças, também com 7% de participação.

A marca cresceu 23%, e acompanhou o segmento infantil, que segue em alta globalmente — puxado por preocupações dos pais com rastreamento de localização e adiamento da introdução ao smartphone.

A expectativa do mercado é de recuperação modesta para o restante do ano, com crescimento de 3% em 2025.

A consultoria cita como possíveis responsáveis por uma retomada a chegada de novos modelos com IA embarcada, sensores de saúde mais avançados e a possibilidade de smartwatches ganharem certificações médicas.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: PARE de comprar SMARTWATCHES caros por ENGANO

Continua após a publicidade

Fonte: Counterpoint Research

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*