Samsung pode descobrir se você tem Alzheimer antes do seu médico
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A Samsung anunciou progressos em suas pesquisas voltadas para detecção de sinais iniciais de Alzheimer. Os estudos pretendem entender como seria possível utilizar celulares e relógios inteligentes para esse monitoramento.
- 5 perguntas sobre a doença de Alzheimer
- 6 exercícios para malhar seu cérebro e evitar doenças, segundo a neurociência
Para isso, os dispositivos usariam dados de aplicativos, incluindo a análise da velocidade e dos padrões de digitação.
Também seriam observados padrões de mensagens e chamadas, que refletem funções de comportamento.
Já a análise de voz é capaz de avaliar aspectos como a memória de curto prazo, a fluência e a precisão da fala — todos associados a regiões cerebrais ligadas à linguagem.
Outros dados de saúde e bem-estar, como a análise da qualidade do sono, visto que a má qualidade do descanso pode causar danos neurológicos.
No caso dos relógios Galaxy Watch, seria possível analisar padrões de caminhada, e possíveis problemas em funções motoras complexas.
Segundo a Samsung, os resultados dos estudos mostraram desempenho comparável a testes hospitalares de triagem para demência.
Alzheimer pode ser identificado previamente
Como destacado pela Samsung, o Alzheimer representa 60–70% dos casos de demência no mundo. Além disso, as ocorrências crescem rapidamente com o envelhecimento populacional.
Mesmo o MCI, ou Comprometimento Cognitivo Leve, afeta 12–18% das pessoas com 60 anos ou mais. Cerca de 10–15% dos casos progridem para demência a cada ano.
No entanto, alterações cerebrais podem começar 10 a 20 anos antes dos sintomas.
A importância do diagnóstico precoce reside no fato de que, embora não haja cura, ele permite mudanças de estilo de vida.
As alterações incluem dieta, exercícios e estímulo cognitivo, além do início precoce de intervenções medicamentosas e não medicamentosas.
Outra vantagem ressaltada pela Samsung é o acesso a terapias novas, já aprovadas ou em testes.
Mesmo assim, a marca reconhece que as suas tecnologias estão em desenvolvimento, e ainda pode levar algum tempo até que sejam implementadas.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S25 FE chega ao Brasil cheio de recursos de IA
- Novos fones da Samsung chegam ao Brasil com preço acessível
- Smartwatch antigo da Samsung está recebendo One UI 8