Qual a diferença entre Modo Cinema e Não Perturbe do Apple Watch?

Qual a diferença entre Modo Cinema e Não Perturbe do Apple Watch?

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 28 de Maio de 2021 às 15h50
Foto: David Švihovec (Unsplash)

Quem utiliza o Apple Watch há pouco tempo pode acabar ficando confuso com os diferentes modos de uso do relógio. Os modos Silencioso, Cinema e Não Perturbe possuem diferentes finalidades, com funções que se complementam para que o usuário possa ter a melhor experiência possível com seu smartwatch no pulso.

O Modo Silencioso, naturalmente, é mais fácil de entender, pois, é como se fosse a chave lateral do iPhone e funciona simplesmente para ativar ou desativar toda e qualquer reprodução de som do seu relógio.

Modo Silencioso do Apple Watch. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

No entanto, os modos Cinema e Não Perturbe podem não ser tão simples de serem compreendidos para um melhor uso. Mesmo os que já estão acostumados com o modo Não Perturbe do iOS podem não saber exatamente como ele funciona em relação ao envio de alertas e notificações do iPhone para o Apple Watch.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Entenda melhor abaixo a diferença entre os modos Cinema e Não Perturbe do Apple Watch:

Modo Cinema

O ícone de máscaras de teatro na cor laranja tem a função de não acender mais a tela do seu relógio, de maneira alguma. Isto significa que notificações continuarão chegando em seu smartwatch - ou seja, a vibração e o toque tátil também serão mantidos -, porém, a tela não acenderá mais, mesmo que você faça movimentos com o seu braço.

Modo Cinema do Apple Watch. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Você vai perceber que o Modo Silencioso será automaticamente ligado junto ao Modo Cinema quando este for ativado em seu Apple Watch. Isto porque, como o próprio nome já diz, trata-se de um modo de utilização em locais como cinemas, teatros, e semelhantes, onde provavelmente você não vai querer que o seu relógio fique reproduzindo sons ou acendendo a tela a todo instante.

Ícone do Modo Cinema no Apple Watch. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Modo Não Perturbe

Diferentemente do Modo Cinema, o ícone da lua na cor lilás ainda vai acender a tela do seu relógio, mas não vai mais trazer os alertas e notificações do seu iPhone. Pode até ser que você ainda o sinta vibrar de vez em quando, caso tenha ativado recursos como Respirar, Lavar as Mãos, Ficar em Pé, entre outros exclusivos do Apple Watch.

Modo Não Perturbe do Apple Watch. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Para reforçar: as notificações do seu iPhone não chegarão ao seu Apple Watch. Não é como se ele estivesse apenas silenciado e definido para não vibrar mais - o relógio não vai sequer recebê-las. Para verificar suas notificações pendentes, naturalmente o seu iPhone manterá todas elas ordenadamente na Central de Notificações, para quando você tiver tempo de pegá-lo e conferi-las em seu dispositivo.

Ícone do Modo Não Perturbe no Apple Watch. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

É possível utilizar o Modo Cinema junto ao Não Perturbe. Desta forma, o seu Apple Watch não vai mais acender a tela de maneira alguma, e nem vai mais receber notificações e alertas do seu iPhone - além de também não reproduzir sons por conta do Modo Silencioso, automaticamente ativado em consequência do Modo Cinema.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.