O que é e como desativar o Modo Cabeceira do Apple Watch

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 18 de Maio de 2021 às 15h40
Imagem: Torsten Dettlaff/Pexels

O Modo Cabeceira, ou Nightstand, pode não estar entre os recursos mais complexos que o Apple Watch pode oferecer ao usuário, como realizar um Eletrocardiograma ou saber se você está lavando as mãos, por exemplo. No entanto, engana-se quem pensa que esta função não tem utilidade e você pode se surpreender com um truque escondido nele.

Já notou que a aparência do Apple Watch muda ao ser colocado na base do carregador magnético? Pois bem, o Modo Cabeceira permite que você visualize suavemente informações de data, hora, alarme e carregamento. A aparência é semelhante aos despertadores que encontramos à venda nos mercados eletrônicos e funciona para não agredir os olhos ao tocar na tela — visto que usamos o carregador, na maioria das vezes, enquanto estamos dormindo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao ser carregado, o Apple Watch apresenta automaticamente a tela do Modo Cabeceira - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

A função de cabeceira do smartwatch, assim como o nome sugere, também funciona como um despertador. Para ativá-lo, basta abrir o app Alarmes, tocar em "Adicionar Alarme" e definir um horário para ser acordado. Para desativar o alarme, pressione o botão lateral. Para adiá-lo, pressione a Digital Crow.

Adicione um alarme ao Modo Cabeceira - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Outro recurso muito útil e que poucas pessoas conhecem é de ver a porcentagem de bateria enquanto o Modo Cabeceira está ativado. Ao surgir a função na tela, localize o ícone de raio que está dentro no círculo de progresso de carregamento e toque-o e ver a porcentagem momentânea. Legal, não é mesmo?

Toque no ícone de raio para ver a porcentagem de carregamento do Apple Watch - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Se o Modo Cabeceira não te convenceu e você deseja desativá-lo para ver mostrador mesmo quando estiver carregando o Apple Watch, vá para o app Ajustes > "Geral" > "Modo Cabeceira" e toque no seletor de ativar/desativar.

Desative o modo Cabeceira no smarwatch Apple - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Aproveite os benefícios do Modo Cabeceira para acompanhar o carregamento do seu Apple Watch e ter uma noite de sono mais tranquila.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.