Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova função do Apple Watch Series 4 detecta doença cardíaca grave em alemão

Por| 03 de Abril de 2019 às 16h34

Link copiado!

Nova função do Apple Watch Series 4 detecta doença cardíaca grave em alemão
Nova função do Apple Watch Series 4 detecta doença cardíaca grave em alemão
Apple Watch Series 4 (44 mm)

O Apple Watch Series 4 pode ter salvo a vida de um alemão ao alertá-lo de uma grave doença cardíaca. O usuário relatou sua história em um e-mail divulgado nesta terça-feira (2) pelo colunista do periódico alemão FAZ, Dr. Michael Spehr.

O homem explica que o diagnóstico aconteceu por acaso. Ele pensou que o recurso de eletrocardiograma do Apple Watch era apenas para hipocondríacos, mas resolveu testar a função por diversão.

Segundo ele, o Apple Watch "constantemente" apontava que ele tinha fibrilação atrial. "Nunca havia notado nada antes", escreveu. "Um amigo médico ainda disse: não se preocupe, provavelmente é apenas um erro de medição".

Mesmo assim, ele resolveu visitar um médico e descobriu que o smartwatch estava certo. "O relógio contribuiu para prolongar a minha vida".

Continua após a publicidade

A fibrilação atrial é caracterizada por uma frequência cardíaca irregular que provoca a má circulação sanguínea. Quem sofre da condição tem palpitações, falta de ar e fadiga, mas muitas vezes a pessoa não apresenta nenhum sintoma.

Nos piores casos, a doença pode causar um AVC (acidente vascular cerebral). Estima-se que 1,5 milhão de pessoas são diagnosticadas com a doença, enquanto outras 500 mil permanecem sem saber do problema.

A Apple decidiu adicionar o recurso de eletrocardiograma ao seu relógio no final do ano passado. A função só está disponível para o Apple Watch Series 4. Usuários da Europa receberam a atualização do relógio na semana passada.

O recurso de eletrocardiograma da Apple foi amplamente testado antes de seu lançamento. Em um estudo que envolveu 600 pessoas, a função foi capaz de classificar a fibriação atrial com precisão em 98,3% dos casos. O relógio também pôde distinguir um ritmo cardíaco normal em 99,6% das vezes.

Continua após a publicidade

O recurso de eletrocardiograma gera automaticamente um arquivo PDF que usuários podem compartilhar com seus médicos para um diagnóstico mais adequado.

"Não faz muito tempo que a tecnologia vestível era uma coisa de ficção científica", comentou a enfermeira cardiológica sênior da British Heart Foundation, June Davison, ao The Sun. "Mas, para alguns de nós, dispositivos que medem nossos batimentos cardíacos ou níveis de exercício são parte de nossas vidas cotidianas, juntamente com aplicativos que monitoram nossa ingestão de álcool ou dieta".

Por enquanto, o relógio da Apple não consegue detectar outras condições, como ataques cardíacos, coágulos de sangue e derrames.

No Brasil, os Apple Watch Series 4 em suas versões mais baratas, apenas com GPS, custam R$ 3.999.

Continua após a publicidade

Como fazer um eletrocardiograma com o Apple Watch

A função de eletrocardiograma está disponível apenas em modelos do Apple Watch Series 4 comprados nos Estados Unidos ou na Europa.

Para utilizar o recurso, o smartwatch e o iPhone do usuário devem estar rodando a versão mais recente do sistema operacional da Apple. Depois, é só seguir o passo-a-passo:

Continua após a publicidade

1) Certifique-se de que o Apple Watch está firme no pulso

2) Abra o aplicativo de eletrocardiograma no seu Apple Watch

3) Apoie seus braços em uma mesa ou no seu colo

4) Com uma das mãos, mantenha o dedo na coroa digital do relógio, mas não pressione. Espere 30 segundos

Continua após a publicidade

Quando terminar, o usuário receberá uma classificação onde poderá adicionar sintomas que foram sentidos nos últimos dias.

A função não deve ser utilizada para substituir uma visita ao médico. "Precisamos ser cautelosos em relação ao autodiagnóstico", disse June. "Esta tecnologia não pode substituir o papel de uma revisão física completa por um profissional de saúde. Se você sentir palpitações no coração, tontura ou dor no peito, procure ajuda médica".

Fonte: The SunHipertextual