Publicidade

Galaxy Watch 7 pode perder mostradores populares no Wear OS 5

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Léo Müller/Canaltech
Léo Müller/Canaltech
Galaxy Watch Ultra

Apresentada nesta semana, a nova geração de relógios inteligentes da Samsung pode perder a compatibilidade com mostradores populares. Afinal, o Google anunciou que pretende padronizar as faces com o formato WFF (Watch Face Format), restringindo outros tipos de arquivos. 

A mudança deve ocorrer com o lançamento do Wear OS 5, sistema operacional que chegará com o Pixel Watch 3 em agosto. No entanto, a atualização também chegará aos Galaxy Watch 7 e Watch Ultra lançados na última quarta-feira (10). 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por meio de um comunicado oficial, o Google apontou que, no Wear OS 5, estarão disponíveis apenas os mostradores que “passaram pelos padrões de performance e qualidade”, citando o WFF como um destes padrões. 

A empresa não citou especificamente que irá proibir os mostradores fora do padrão WFF, mas indicou como as novas diretrizes afetarão pessoas que usam os novos relógios. A mudança não afetará unidades atuais que rodam o Wear OS, mas será aplicada aos novos modelos que sejam lançados com o Wear OS 5 ou posterior. 

O WFF foi desenvolvido em parceria com a própria Samsung, com o objetivo de eliminar a necessidade de códigos executáveis, além dos códigos dentro do APK do mostrador. Desta forma, as informações da watchface são gerenciadas diretamente no coprocessador do relógio. 

Na prática, isso significa que a padronização do WFF promete entregar maior performance e menor incidência de erros dentro das watchfaces, enquanto mantém as opções de personalização e ampla variedade de informações na tela. 

Por enquanto, a Samsung ainda não confirmou se atualizará relógios mais antigos ao Wear OS 5, com a provável eliminação de alguns mostradores populares. 

O Galaxy Watch 7 foi apresentada com novidades em aspectos como performance e otimização de bateria. Já o modelo Ultra foi anunciado como uma opção mais robusta para rivalizar com modelos como o Apple Watch Ultra 2. 

Fonte: Google