Galaxy Watch 4 deve ter monitor de glicemia para controle da diabetes sem picada
Por Rubens Eishima |
Após incluir sensores para acompanhar a oxigenação do sangue e eletrocardiograma, o próximo grande recurso da linha de smartwatches da Samsung pode ser um monitor do nível de glicose (glicemia). A novidade foi revelada pelo site sul-coreano ETNews, que prevê a inclusão da função no Galaxy Watch 4.
- Os melhores aplicativos para fazer controle do seu diabetes
- Pesquisadores canadenses podem ter encontrado a cura para o diabetes
- Anvisa libera medição de pressão e ECG no Samsung Health Monitor
De acordo com o site, o sistema usará um sensor óptico para identificar o nível de glicose do usuário sem precisar coletar sangue. O sistema dispensaria o uso de tiras, lancetas e picadas, o que deve ser uma boa notícia para quem está cansado de controlar o nível de açúcar na corrente sanguínea com os métodos tradicionais.
O lançamento do recurso deve acontecer na segunda edição de 2021 do evento Galaxy Unpacked, previsto para o segundo semestre do ano. O monitor deve ser um dos recursos-chave do novo Galaxy Watch 4 ou do Galaxy Watch Active 3, ainda não anunciados pela fabricante sul-coreana.
A inclusão de um recurso de monitoramento médico poderá exigir uma aprovação da Anvisa antes de ser disponibilizado no Brasil, assim como aconteceu com o medidor de pressão e eletrocardiograma na linha Galaxy Watch.
Método novo
O funcionamento do novo sensor se baseia em uma tecnologia publicada há poucos meses por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), batizada como espectroscopia Raman. O sistema usa ondas de luz infravermelha para fazer a leitura de maneira não invasiva.
Apesar dos primeiros protótipos da tecnologia terem o tamanho de uma impressora, durante a última feira CES uma startup japonesa anunciou um wearable do tamanho de uma pulseira capaz de fazer leituras da glicemia durante as 24 horas do dia.
Fonte: ETNews, Quantum Operation