Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa libera medição de pressão e ECG no Samsung Health Monitor

Por| 28 de Setembro de 2020 às 17h10

Link copiado!

Reprodução/Evan Blass
Reprodução/Evan Blass

A Samsung anunciou que os recursos de medição da pressão e ECG (eletrocardiograma), disponíveis nos relógios Galaxy Watch Active 2 e Galaxy Watch 3, foram liberados pela Anvisa e podem ser usados no aplicativo Samsung Health Monitor aqui no Brasil.

Os sensores já estavam liberados para uso em aplicativos dedicados — BP Monitor App e ECG Monitor — e agora foram integrados à nova versão do aplicativo Samsung Health Monitor, que é instalado automaticamente com a atualização de sistema 4.0.0.8 dos relógios. Depois de acessado no aparelho, é oferecida a instalação no celular na loja de apps da empresa sul-coreana.

Apesar do nome semelhante, o aplicativo é diferente do Samsung Health disponível há alguns anos — que possui um ícone verde com a silhueta de uma pessoa se exercitando. O novo app tem um ícone com as cores roxa e laranja e mostra uma leitura estilizada de batimentos cardíacos, e enquanto o Health é voltado para o registro de atividades físicas, o Health Monitor é dedicado à gravação de leitura de sinais vitais.

Continua após a publicidade

Com o app no celular, o usuário pode guardar os dados registrados pelo relógio e fazer um histórico de acompanhamento. A Samsung destaca que apesar de liberado pela Anvisa, os recursos não devem ser usados para diagnóstico médico e servem apenas para informação e prevenção.

“Já contamos com o Samsung Health, criado para o acompanhamento de atividades físicas, frequência cardíaca e sono, e, agora, oferecemos um aplicativo voltado para contribuir ainda mais com a saúde dos nossos usuários”, declarou Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.
Continua após a publicidade

Os novos recursos estão disponíveis a partir da versão 4.0.0.8 do sistema dos modelos Watch Active 2 e Watch 3. A Samsung recomenda ainda a atualização do aplicativo Galaxy Wearable (Android) antes de emparelhar o relógio com o celular — processo feito com o uso da conexão Bluetooth dos aparelhos.

Para usar o ECG não é preciso calibrar o dispositivo. Para medir a pressão arterial, porém, é necessário utilizar um monitor de pressão com braçadeira para garantir a precisão da leitura no relógio. O processo deve ser repetido a cada 28 dias para evitar problemas de leitura. As instruções para a regulagem estão disponíveis no próprio aplicativo, que notifica o usuário quando é necessário fazer uma nova calibração.

A Samsung destaca que as leituras não devem ser usadas para alterar a medicação usada ou dosagem, que sempre devem ser feitas sob orientação médica. A empresa não recomenda o uso da leitura de pressão arterial com os relógios por pessoas grávidas ou com condições médicas específicas. Já o ECG não é recomendado para pessoas com marca-passo, desfibrilador ou outros eletrônicos implantados.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung