Os melhores aplicativos para fazer controle do seu diabetes

Reprodução

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, uma doença crônica que provoca a constante instabilidade dos níveis glicêmicos do sangue. A data foi criada ainda em 1991 pela IDF (Federação Internacional de Diabetes), junto à OMS (Organização Mundial de Sáude), e tem como objetivo conscientizar a poopulação mundial sobre os perigos que a doença pode causar ao ser humano.

Pessoas com diabetes têm mais risco de sofrer com doenças cardiovasculares, como infartos e insuficiência cardíaca, AVC, o famoso derrame, além de problemas renais, perda de visão, úlceras, entre outras consequências.

É possível viver tranquilamente ao lado da doença, desde que o paciente tome alguns cuidados com a alimentação, pratique exercícios e faça acompanhamento frequente dos níveis de açúcar do sangue, intercalando com medicamentos para cada caso.

Graças à tecnologia, esse cuidado vem se tornando a cada vez mais fácil e prático. Então, pensando nisso, fizemos uma lista com alguns aplicativos bem legais que você precisa conhecer para ajudar no seu tratamento — ou indicar para uma pessoa portadora da doença. Confira quais são!

mySugr - Diário da Diabetes

No aplicativo mySugr - Diário da Diabetes, você consegue fazer o controle do açúcar em seu sangue com algumas ferramentas bastante úteis, como Calculadora de Bolus, estimativa de hbZ1c, rastreador de carboidratos e glicemia, entre outras opções. É indicado para diabetes Tipo 1, Tipo 2 ou gestacional.

O aplicativo está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play.

Receitas para diabéticos

Ter diabetes não significa não poder comer o que gosta, não é mesmo? Pensando nisso, desenvolvedores criaram o aplicativo Receitas para Diabéticos, ideal para quem precisa de ideias para criar mais de 100 refeições com alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue, sempre se mantendo saudável.

O aplicativo está disponível para Android.

Diabetes Connect

O app Diabetes Connect oferece ferramentas para o registro de dados relacionados ao diabetes de forma prática, permitindo o controle do nível de açúcar, refeições, injeções de insulina, medicamentos, entre outras informações importantes. É indicado para Diabetes Tipo 1 e Tipo 2, e permite a sincronização com outros dispositivos para você não conseguir conferir tudo o que precisa de onde estiver.

Você pode baixar o Diabetes Connect no Android ou iOS.

Diabetes Ginástica

A prática de exercícios físicos também é essencial para manter o organismo saudável, ajudando no controle dos níveis de glicose no sangue. Com o aplicativo Diabetes Ginásticas, você confere exercícios especiais para o tratamento, além de ferramentas para o acompanhamento diário. O app ainda mostra gráficos de comparação, permitindo que o usuário acompanhe o que acontece em seu corpo de maneira mais detalhada.

Você pode baixar o aplicativo no seu Android.

Diabetes:M

Caption

Recomendado para diabetes Tipo 1, Tipo 2 ou gestacional, o aplicativo Diabetes:M conta com várias ferramentas para o registro das informações mais importantes sobre o seu diabetes, além da criação de relatórios que podem ser enviados via email para o profissional responsável pelo tratamento.

Você pode fazer o download do aplicativo Diabetes:M no Google Play ou App Store.

Diabetes Pal

Com o Diabetes Pal, o usuário consegue fazer a análise da glicose no sangue e controlar a sua dieta, tudo isso de forma manual ou automática. Os relatórios podem ser impressos e metas podem ser estipuladas para incentivar o cuidado no tratamento. O app conta ainda com modos de disponibilidade online e offline.

O aplicativo Diabetes Pal pode ser baixado tanto no Android quanto no iOS.

Hydro beba água

Este aplicativo não é exatamente para fazer o controle e monitoramento do seu diabetes, mas para lembrar as pessoas que possuem a doença de algo muito importante: beber água. A hidratação é essencial para que o tratamento aconteça de forma efetiva, trazendo muito mais saúde para que o seu organismo se adapte ao tratamento contínuo.

No app Hydro beba água, você preenche informações importantes sobre o seu organismo, estilo de vida e clima atual, e recebe notificações frequentes com lembretes do quanto de água você ainda precisa tomar para atingir a meta necessária.

O aplicativo está disponível na Play Store e no Google Play.

Mesmo com toda a ajuda da tecnologia, é ideal que um médico especializado seja consultado com frequência.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.