Como emparelhar um Apple Watch

Como emparelhar um Apple Watch

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 28 de Janeiro de 2022 às 10h05
Imagem: Miguel Hernández/Unsplash

Com o tempo, o Apple Watch acabou se tornando um dos produtos mais populares no segmento de dispositivos do tipo wearable. E, para acessar seus dados e configurá-lo adequadamente, ele deve estar emparelhado com o seu iPhone.

Assim, ele é capaz de exibir notificações, acessar apps, além de fazer o monitoramento e registro de atividades físicas dos usuários. Para que o pareamento seja feito com sucesso, certifique-se de que o seu iPhone esteja atualizado a partir do sistema operacional iOS 15 ou superior. Assim, ele será que capaz de parear com um Apple Watch 3 (ou posterior) com o watchOS 8.

Abaixo, você pode conferir o tutorial para emparelhar o Apple Watch no iPhone.

Como emparelhar o Apple Watch

  1. Ligue o Apple Watch e aproxime-o do seu iPhone. Feito isso, o smartphone irá emitir uma mensagem perguntando se você quer emparelhar o dispositivo, então toque em “Continuar”. Se não aparecer, abra o app Watch, no iPhone, e toque em “Adicionar Apple Watch”;

  2. Selecione a opção “Configurar para Mim” e posicione a câmera do iPhone para que o Apple Watch apareça no frame indicado pelo visor. Assim, começará o pareamento entre os dispositivos;

    Alinhe o iPhone com a tela do Apple Watch para emparelhar os dispositivos (Captura de tela: Matheus Bigogno)
  3. Após alguns instantes, toque em "Configurar Apple Watch" e siga as instruções indicadas no iPhone e Apple Watch para finalizar a configuração.

Durante a configuração do Apple Watch, se desejar, toque em "Conheça Seu Apple Watch" para saber mais sobre as novidades do watchOS, ver dicas a aprender mais sobre seus ajustes. Após finalizar a tarefa, você poderá encontrar a mesma opção no iPhone pelo app Watch em "Descubra".

Saiba mais sobre o seu Apple Watch durante o processo de emparelhamento com o iPhone (Imagem: Apple/Reprodução)

Como resolver problemas de emparelhamento do Apple Watch

Se você não estiver conseguindo realizar as etapas de emparelhamento do iPhone e Apple Watch, ou notou que alguma coisa deu errada durante o processo, existem alguns procedimentos que você pode seguir para corrigir o problema. Veja:

  1. Se você ligar o Apple Watch e um mostrador for exibido, significa que o gadget já está emparelhado com o iPhone. Para refazer o processo, você terá que apagar o conteúdo e ajustes do relógio. Confira nossa matéria sobre como resetar um Apple Watch para configurações de fábrica;

  2. Se a câmera não iniciar durante a tentativa de emparelhamento, toque em “Emparelhar Manualmente” no iPhone — na parte inferior da tela — e siga as instruções indicadas;

    Escolha a opção "Emparelhar Manualmente" se estiver enfrentando problemas no Apple Watch (Captura de tela: Thiago Furquim)
  3. Verifique a conexão com o Apple Watch. Caso ele já tenha sido emparelhado antes, verifique na Central de Controle se o ícone de iPhone vermelho ou um X vermelho estão aparecendo na tela. Ative as conexões Wi-Fi e rede móvel do gadget e aproxime-o novamente do iPhone.

    Verifique o status de conexão do Apple Watch (Captura de tela: Thiago Furquim)
  4. No iPhone, entre na Central de Controle e desative o Modo Avião. Ative o Wi-Fi e o Bluetooth no dispositivo.

Como apagar o Apple Watch sem o iPhone em mãos

Se o seu Apple Watch está exibindo um mostrador, não será possível pareá-lo com o iPhone. Para fazer o processo, você deve apagar o relógio do zero e redefinir seus ajustes. Esse procedimento também é necessário caso pretenda parear o relógio em um novo smartphone. Siga os passos abaixo para seguir com a tarefa:

  1. Acesse o menu “Ajustes” do Apple Watch e, em “Geral”, selecione “Redefinir”;

    Se você perdeu ou teve o seu iPhone roubado, pode apagar o Apple Watch diretamente por ele (Imagem: Matheus Bigogno)
  2. Escolha a opção “Apagar todo o conteúdo e ajustes” e toque em “Confirmar” para fazer com que o Apple Watch volte às suas configurações originais de fábrica. Isto irá remover todas as mídias, dados e ajustes, mas não removerá o Bloqueio de Ativação.

Emparelhe mais de um Apple Watch

Se você possui mais de um Apple Watch, pode emparelhar e gerenciar os gadgets no seu iPhone. O processo é exatamente o mesmo realizado para o primeiro relógio, basta aproximar os dois dispositivos e aguardar a mensagem para emparelhamento. Se não aparecer, siga as instruções abaixo:

  1. Abra o app Watch no iPhone. Em "Meu Relógio", toque em “Todos os Relógios”;

    Acesse as configurações do app Watch para emparelhar mais de um Apple Watch no iPhone (Captura de tela: Thiago Furquim)
  2. Toque em "Adicionar Apple Watch” e siga as instruções indicadas.

Como alternar para outro Apple Watch

Ao parear outro Apple Watch, o iPhone detecta automaticamente o relógio que você está usando para se conectar rapidamente. Porém, você também pode escolher de forma manual. Confira:

  1. Abra o app Watch no iPhone. Em "Meu Relógio", toque em “Todos os Relógios”;

    Gerencie manualmente mais de um Apple Watch emparelhado no iPhone (Imagem: Apple/Reprodução)
  2. Desative a opção "Seletor Automático".

Ao utilizar um Apple Watch diferente, vá ao iPhone e toque no relógio que estiver usando pelo app Watch. Assim, você garante que os dois estarão pareados e funcionando corretamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.