/i401844.png)
Como configurar e usar o eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch
Você sabia que é possível realizar um eletrocardiograma utilizando o seu Apple Watch? Liberado na versão watchOS 5.1.2 nos EUA para a geração Series 4 em diante - e na versão watchOS 6.2.8 no Brasil, após a aprovação da Anvisa -, o Apple Watch pode ser configurado para realizar um eletrocardiograma (ECG) através da função de batimentos cardíacos do dispositivo.
- Apple Watch 6 é anunciado junto da nova versão "baratinha" Apple Watch SE
- Galaxy Watch 4 pode chegar ainda no primeiro semestre de 2021 em duas versões
- Huawei Watch Fit Elegant Edition vaza indicando acabamento aprimorado
Esta função, no entanto, não substitui exames médicos - e a Apple ressalta que não é possível detectar ataques cardíacos, derrames, AVCs, pressão alta, colesterol alto, dentre outros problemas do coração.
Para ativar a função no seu relógio, confirme que o seu Apple Watch esteja atualizado pelo menos até a versão 6.2.8 do watchOS, enquanto o seu iPhone requer que esteja atualizado pelo menos até a versão 12.1.1 do iOS.
Siga o passo a passo abaixo, começando pela configuração no seu iPhone:
Passo 1: entre no seu aplicativo Watch e clique em "Coração".
Passo 2: na tela que vai se abrir, clique em "Configurar o App ECG" e siga as instruções apresentadas.
Passo 3: ao finalizar, o aplicativo do ECG vai estar disponível no seu Apple Watch.

Seguindo no seu relógio:
Passo 4: com o Apple Watch bem rente ao seu pulso, clique no ícone do ECG (é o ícone com ondas cardíacas vermelhas em um fundo branco).

Passo 5: com os braços relaxados e apoiados em uma superfície ou no seu colo, apoie o seu dedo na Coroa Digital (o botão lateral de cima do seu relógio) por 30 segundos - sem apertar, apenas mantendo o dedo encostando o botão - e aguarde o final da contagem.

E pronto: o resultado do eletrocardiograma vai aparecer - mais uma vez, com lembretes de que não é possível detectar algum problema cardíaco através desta função - e uma notificação do aplicativo Saúde vai chegar no seu iPhone para você melhor visualizar os resultados.

Ao abrir a notificação, você verá o exame gerado e vai poder compartilhá-lo diretamente do app de Saúde para o seu médico. Entrando no exame, você verá uma opção "Exportar um PDF para o Seu Médico", onde poderá enviá-lo por e-mail, iMessage, WhatsApp ou salvar o documento na pasta nativa Arquivos do seu iPhone.

Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.