Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Watch Series 8 pode ter salvado uma vida com o ECG

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Setembro de 2022 às 08h50

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

O Apple Watch Series 8 foi lançado há poucos dias, mas já pode ter salvado uma vida no Reino Unido. O caso aconteceu com a mãe de Jason Smith, que precisou usar o recurso de eletrocardiograma (ECG) em uma situação de emergência.

Os pais de Smith estavam em viagem na cidade de Chester, quando sua mãe passou mal e o filho precisou correr para prestar ajuda. Porém, quando ele chegou, os sinais gerais já estavam melhores — fatores como pressão sanguínea e condições gerais pareciam ter voltado ao normal, e ela apontou que já se sentia bem.

Continua após a publicidade

Porém, por precaução, Smith pegou seu Apple Watch Series 8 e realizou as medições com o recurso de ECG. Logo na primeira tentativa, ele já acusou uma situação de AFib, ou fibrilação atrial.

Para reduzir a possibilidade de alarme falso, ele fez mais três testes: todos eles repetiram a fibrilação, com um batimento cardíaco de 160 bpm em repouso. Com isso, o relógio apontou que era necessário procurar assistência médica imediatamente, recomendação que foi prontamente atendida pela família.

No hospital, os especialistas prontamente identificaram que ela precisaria de um tratamento imediato, e que “se não fosse pelo Apple Watch, é provável que ela não sobrevivesse ao resto do dia”.

Por meio das redes sociais, Jason Smith mencionou a Apple, Tim Cook e Phil Schiller, em agradecimento. Ele ainda apontou que sua mãe passa bem, e comprará um Apple Watch Series 8 após o ocorrido.

Continua após a publicidade

ECG está presente no Apple Watch desde o Series 4

Os relógios da Apple já contam com o eletrocardiograma desde o Watch Series 4, lançado em 2018. Todas as gerações trazem o recurso desde então, com exceção dos modelos SE.

O ECG funciona por meio da medição da sincronia e força dos sinais elétricos que fazem o coração bater. Irregularidades podem ser identificadas pelo relógio em segundos, mesmo em condições praticamente invisíveis — como foi o caso da mãe de Jason Smith, que já se sentia bem.

Continua após a publicidade

O Apple Watch Series 8 ainda não teve vendas iniciadas no Brasil, mas isso deve ocorrer em algum momento das próximas semanas. Seu preço oficial já é conhecido: os modelos iniciais sairão por R$ 5.299, mas o valor pode chegar a R$ 9.599 no relógio com caixa em aço inoxidável e pulseira estilo milanês.

Fonte: 9to5Mac