ZTE Axon 30 Ultra mostra zoom excelente em teste de câmeras

ZTE Axon 30 Ultra mostra zoom excelente em teste de câmeras

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 06 de Setembro de 2021 às 11h41
ZTE

A ZTE anunciou em abril o poderoso Axon 30 Ultra, sua aposta para concorrer no segmento premium de celulares e enfrentar nomes como o Galaxy S21 Ultra. Além de Snapdragon 888 e até 16 GB de RAM, o aparelho se destacou pelo design robusto, áudio estéreo, tela de 144 Hz e um sistema de câmeras potente com quatro sensores, dos quais três trazem resolução de 64 MP.

Cerca de 5 meses após seu lançamento, o aparelho chegou às mãos dos especialistas do site DXOMARK e teve o desempenho em fotografia avaliado. Com 107 pontos, o telefone apresenta performance sólida equiparável a um iPhone XS Max, mas surpreendeu pelo sistema de zoom, que entrega qualidade elevada para a faixa de preço.

Bom nível de detalhes, mas alcance dinâmico limitado

O Axon 30 Ultra vem equipado com sensor principal de 64 MP com distância focal de 26 mm, sensor secundário de 64 MP com distância focal de 35 mm, ultrawide de 64 MP com campo de visão de 120° e telefoto periscópio de 8 MP com zoom óptico de 5x.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo o DXOMARK, o aparelho tem como pontos positivos o bom nível de detalhes em fotos e vídeos, o balanço de branco agradável e a profundidade de campo estendida em fotos. Ainda são destaques o bom nível de detalhes em capturas com zoom à longa distância e estabilização de vídeo efetiva em ambientes internos e externos.

ZTE Axon 30 Ultra (Imagem: Divulgação/ZTE)

Como pontos negativos, os engenheiros apontam alcance dinâmico limitado, o ruído visível em fotos e vídeos em locais internos e em baixa luz, cores imprecisas em fotos noturnas, instabilidade do foco em gravações em cenas pouco iluminadas e artefatos que incluem quantização de cor, rastros de movimento e tremidos em vídeos e fotos.

Exemplos de fotos

Segundo o DXOMARK, o Axon 30 Ultra consegue entregar boas fotos em ambientes internos, com exposição e foco precisos, além de cores agradáveis (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Em cenas mais desafiadoras, o aparelho mostra alcance dinâmico limitado, com forte estouro de fontes luminosas (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Diferente dos rivais, o Axon 30 Ultra não consegue aplicar desfoque para objetos em primeiro plano no modo retrato (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
O zoom é um dos destaques do telefone, que mantém alto nível de detalhes mesmo em capturas à longa distância (Imagem: Reprodução/DXOMARK)

Exemplos de vídeos

ZTE Axon 30 Ultra: zoom e recursos que impressionam

De acordo com os especialistas, o ZTE Axon 30 Ultra entrega desempenho significativamente superior ao antecessor, o Axon 20 5G, especialmente em fotos e zoom — a combinação do processamento de topo de linha com o sistema de quatro câmeras de alta resolução entregam um bom desempenho no geral.

Também são destaques a adição de estabilização óptica (OIS) no sensor principal e na lente telefoto, bem como a capacidade de gravar vídeos em 8K a 30 FPS com profundidade de cor de 10-bit, recursos que impressionam considerando a faixa de preço do modelo. Você confere a análise na íntegra neste link.

ZTE Axon 30 Ultra: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,67 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, 10-bit, taxa de atualização de 144 Hz, HDR10+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB, 12 GB ou 16 GB
  • Armazenamento interno: 128GB, 256 GB ou 1 TB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 64 MP (Principal, 26 mm, f/1.6) + 64 MP (Ultra wide, f/2.2, 120°) + 64 MP (35 mm, f/1.9) + 8 MP (Telefoto periscópio, f/3.4, zoom óptico de 5x)
  • Câmera frontal: 16 MP
  • Dimensões: 161,5 × 73 x 8 mm
  • Peso: 188 gramas
  • Bateria: 4.600 mAh com carregamento rápido de 66 W
  • Extras: leitor de digitais na tela, 5G, Wi-Fi 6E, NFC, Bluetooth 5.2, áudio estéreo
  • Cores disponíveis: preto, verde, branco, marrom (couro)
  • Sistema operacional: Android 11, sob a MyOS 11

Fonte: DXOMARK

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.