Publicidade

Redmi Note 10S vs Galaxy A32 4G: dois intermediários bem parecidos

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Abril de 2021 às 11h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech

O Redmi Note 10S chegou ao mercado como o modelo do meio da nova linha de intermediários da Xiaomi. A Samsung também tem uma série bem completa e já trouxe ao mundo o Galaxy A32, que tem versões 4G e 5G.

São dois dispositivos com características bastante parecidas, mas que nos detalhes trazem algumas diferenças que podem mudar a escolha do consumidor. Por isso, a ideia é colocar os modelos lado a lado para ver qual deles tem a real vantagem em relação ao outro.

Vale dizer que a versão do Samsung Galaxy A32 usada nesse comparativo é a com 4G, que tem algumas alterações importantes quando comparada com o Galaxy A32 5G.

Continua após a publicidade

Design

Eles trazem conectores USB-C e P2 para fone de ouvido na parte inferior, mas apenas o Redmi Note 10S possui algum tipo de certificação IP, sendo ele resistente a respingos por conta da certificação IP53. Sobre tamanho e peso, os dois tem dimensões parecidas, com o Redmi sendo um pouco mais pesado. O chinês tem as medidas 160,5 x 74,5 x 8,3 mm e pesa 178,8 gramas, enquanto o Galaxy tem 158,9 x 73,6 x 8,4 mm e pesa 184 gramas.

Na frente, vemos que o Xiaomi tem um furo centralizado no topo da tela para guardar a câmera frontal, enquanto o Samsung traz um notch no formato de gota, ambos com bordas finas ao redor do display. Vale dizer que no caso do Galaxy A32, ele tem biometria escondida sob a tela, mas no Redmi ele está presente integrado no botão de liga/desliga. Falando em botões, nos dois smartphones eles ficam na lateral direita do aparelho.

Continua após a publicidade

As duas marcas colocaram plástico na construção dos aparelhos, sendo que o Galaxy A32 tem acabamento brilhante e o Redmi Note 10S tem finalização fosca. O Xiaomi possui um módulo no canto superior esquerdo para guardar as suas quatro câmeras traseiras e o flash de LED, de uma cor preta com uma moldura prateada. No caso do modelo sul-coreana, vemos que as câmeras estão basicamente jogadas diretamente na tampa do aparelho.

Por fim, vale citar que eles tem diferentes opções de cor, com o Samsung oferecendo quatro e o Xiaomi estando disponível em três. No caso, o Galaxy A32 é vendido em quatro cores, que são: preto, branco, roxo e azul, enquanto o Redmi Note 10S é vendido em azul, cinza e branco.

Tela

Continua após a publicidade
  • Redmi Note 10S: Super AMOLED de 6,43 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), 1100 nits, taxa de atualização de 60 Hz;
  • Samsung Galaxy A32: Super AMOLED de 6,4 polegadas com resolução Full HD+ (1080x2400 pixels), 800 nits, taxa de atualização de 90 Hz.

Aqui vemos muitas semelhanças e pouquíssimas diferenças. Uma tecnologia que tem se tornado mais comum nos smartphones intermediários é o suporte a maior taxa de atualização, que infelizmente não está presente no dispositivo da Xiaomi, que tem taxa de atualização padrão de 60 Hz. Enquanto isso, o Galaxy A32 tem taxa de 90 Hz, que deixa uma tela com maior fluidez, com movimentação mais suave e traz uma melhor sensação durante o uso.

Os dois aparelhos fazem uso de uma tela com tecnologia Super AMOLED, que tem a tendência de deixar as cores mais vivas e vibrantes, ao mesmo tempo que trazem um preto profundo, que é bom para consumo de conteúdo e economia de energia. Vale dizer que o tamanho das telas é parecido, sendo 6,43 polegadas no Redmi Note 10S e 6,4 polegadas no Galaxy A32.

Continua após a publicidade

Quanto ao brilho total obtido por cada tela, vemos que o Samsung oferta até 800 nits de brilho e o Xiaomi chega a alcançar até 1100 nits. Assim, vemos que o Redmi Note 10S é um dispositivo que vai oferecer maior legibilidade em situações sob o sol.

Câmeras

  • Redmi Note 10S: 64 MP (f/1.8, principal) + 8 MP (f/2.2, ultra grande-angular) + 2 MP (f/2.4, macro) + 2 MP (f/2.4, profundidade) + 13 MP (f/2.5, frontal);
  • Samsung Galaxy A32: 64 MP (principal, f/1.8) + 8 MP (ultra grande-angular, f/2.2) + 5 MP (macro, f/2.4) + 5 MP (profundidade, f/2.4) + 20 MP (frontal, f/2.2).

Começando pela câmera principal, ambos os smartphones possuem um sensor de 64 MP com lente de abertura f/1.8. Nas outras três câmeras traseiras, vemos as mesmas aberturas, mas o Samsung oferece uma maior quantidade de pixels com as câmeras de macro, profundidade e frontal.

Continua após a publicidade

A câmera ultra grande angular é de 8 MP nos dois smartphones. A terceira câmera deles é uma macro, sendo de 2 MP no modelo chinês e de 5 MP no modelo sul-coreano, situação essa que se repete no caso da câmera de profundidade.

Por fim, vemos que a câmera frontal do Galaxy A32 tende a ser superior, visto que é uma câmera de 20 MP, contra uma de 13 MP do concorrente, que ainda tem maior abertura de lente, permitindo maior passagem de luz e por consequência tendendo a oferecer imagens de maior qualidade em ambientes de iluminação precária. Vale comentar que apenas o Redmi tem gravação de vídeos em 4K a 30 fps na câmera traseira, enquanto o Galaxy grava apenas em Full HD a 30 fps. O mesmo se repete na gravação de vídeo usando a câmera frontal.

Processador e memória

Continua após a publicidade
  • Redmi Note 10S: MediaTek Helio G95 Octa-core (2x2.05 GHz Cortex-A76 & 6x2.0 GHz Cortex-A55);
  • Samsung Galaxy A32: MediaTek Helio G80 Octa-core (2x2.0 GHz Cortex-A75 & 6x1.8 GHz Cortex-A55).

Os dois smartphones possuem uma performance muito semelhante entre si, mas existe sim uma vantagem para o Redmi Note 10S, principalmente quando se trata de tarefas pesadas. Ele tem núcleos de alta performance Cortex-A76 que trazem uma mínima diferença de velocidade de 0.05 GHz. Além disso, os núcleos de baixa performance também são mais rápidos, sendo 0.2 GHz mais velozes. Essa diferença dificilmente vai ser notada pelo usuário no dia-a-dia, mas ela efetivamente existe.

Em questão de memórias, ainda não sabemos em quais variantes o Redmi Note 10S será oferecido em nosso país, caso ele efetivamente venha para o Brasil, mas no exterior ele tem versões com 6 GB ou 8 GB de memória RAM e 64 GB ou 128 GB de espaço para armazenamento interno. Quanto ao Galaxy A32, ele chega em variante única com 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, com expansão de memória via cartão microSD.

Continua após a publicidade

De qualquer maneira, são celulares intermediários bastante interessantes, que devem realizar as tarefas exigidas pela maioria dos usuários que buscam um bom celular para o dia-a-dia. Ainda assim, os que querem um pouquinho mais de fôlego devem acabar optando pelo Redmi, especialmente pela maior quantidade de RAM.

Bateria

Quando se fala de bateria, vemos que os dois smartphones chegam ao mercado com células de mesma capacidade, mais precisamente 5.000 mAh. Ambos são smartphones para oferecer uma boa autonomia, com mais de um dia e meio de uso mediano de forma tranquila, havendo espaço para uma pequena diferença entre eles por conta de refinamentos feitos via sistema.

Porém, eles se diferem bastante em velocidade de carregamento, já que o Samsung traz carregamento de 15 watts, com carregador incluso no pacote. Porém, o Xiaomi sai de fábrica com suporte a carregamento de 33 watts, também com carregador compatível na caixa. Assim, espere que o Redmi seja carregado bem mais rápido que o seu concorrente.

Continua após a publicidade

Redmi Note 10S vs Galaxy A32: qual vale a pena?

Aqui, vemos que o Galaxy A32 é um celular que tem uma tela com maior taxa de atualização, diversas opções de cor, um visual onde as câmeras traseiras não ficam tão saltadas do corpo, ao mesmo tempo que ainda traz um notch no formato de gota para a câmera frontal. Tem ainda câmeras macro e de profundidade com mais megapixels, assim como acontece com a frontal, que também tem maior entrada de luz. Por fim, ele traz biometria sob a tela.

No caso do Redmi Note 10S, vemos que ele traz um design mais moderno graças ao furo centralizado no topo da tela para guardar a câmera frontal, tem saída de som estéreo e resistência IP53 contra respingos de água. Além disso, tem ainda tela com maior nível de brilho, maior performance, suporte a gravação de vídeos em 4K e bateria que carrega mais rápido, com o extra do emissor infravermelho para servir de controle universal.

Continua após a publicidade

Agora, cabe a você analisar o preço dos dois aparelhos e ver o que cada um oferece, para só então ser capaz de decidir qual dos dois conjuntos te atende melhor o seu bolso e suas necessidades.

Redmi Note 10S: ficha técnica

  • Tela: 6,43 AMOLED, resolução Full HD+, 60 Hz de atualização;
  • Chipset: MediaTek Helio G95;
  • Memória RAM: 6 ou 8 GB;
  • Armazenamento interno: 64 ou 128 GB;
  • Câmera traseira: quádrupla — 64 MP (principal, f/1.79) + 8 MP (ultrawide, f/2.2) + 2 MP (telemacro, f/2.4) + 2 MP (profundidade, f/2.4);
  • Câmera frontal: 13 MP, f/2.45;
  • Dimensões: 160.5 x 74.5 x 8.3 mm;
  • Peso: 178,8 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh, carregador com fio de 33 W;
  • Extras: Gorilla Glass 3, taxa de amostragem de 120 Hz, alto-falantes duplos, sensor infravermelho;
  • Cores disponíveis: n/a;
  • Sistema operacional: MIUI 12, sob o Android 11.

Samsung Galaxy A32: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: Super AMOLED de 6,4 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), 90 Hz;
  • Chipset: Helio G80 Octa-core (2x 2,0 GHz + 6x 1,8 GHz);
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB expansíveis via cartão micro SD;
  • Câmera traseira: quádrupla de 64 MP (f/1.8, principal) + 8 MP (f/2.2, ultra-wide) + 5 MP (f/2.4, macro) + 5 MP (f/2.4, profundidade);
  • Câmera frontal: 20 MP f/2.2;
  • Dimensões: 158,9 x 73,6 x 8,4 mm (AxLxP);
  • Peso: 184 g;
  • Bateria: 5.000 mAh comcarregador de 15 W;
  • Extras: Bluetooth 5.0, Wi-Fi dual-band, leitor de impressão digital sob o display, NFC, 4G;
  • Cores disponíveis: azul, branco, preto e violeta;
  • Sistema operacional: Android 11 com One UI;