Publicidade

Após Vivo e OnePlus, Xiaomi desenvolve celular com traseira que muda de cor

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Agosto de 2021 às 15h17

Link copiado!

Sina
Sina
Tudo sobre Xiaomi

O mercado de smartphones está estagnado há anos em relação ao design, com celulares em formato de barra sendo praticamente idênticos desde a chegada do primeiro iPhone em 2007: uma tela que ocupa a maior parte do painel frontal e um conjunto de câmeras atrás. Para se diferenciar, algumas empresas apostam em novo arranjo de lentes, acabamentos com diferentes tons ou texturas variadas para a tampa traseira, e parece que a Xiaomi deve seguir uma das ideias apresentadas por suas concorrentes recentemente.

De acordo com informações publicadas pelo vazador chinês Digital Chat Station, a Xiaomi desenvolve um celular com painel traseiro que muda de cor. O dispositivo encontra-se em fase de testes e deve adotar tecnologia fotocrômica ou eletrocrômica para realizar tal mudança na tonalidade.

Fotocromia e eletrocromia: qual a diferença?

Continua após a publicidade

Apresentado em julho, o Vivo S10 trouxe ao mercado sua tampa traseira fotocrômica que muda de cor ao ser exposta ao sol, permitindo que usuários pudessem criar diferentes padrões apenas ao posicionar um objeto sobre o vidro, aguardar alguns segundos e, ao remover, deixar o mesmo formato "impresso" momentaneamente no smartphone, como você pode conferir neste vídeo.

Como dito, o painel fotocrômico depende de luz solar (ou de uma lâmpada/lanterna ultravioleta direcionada para o dispositivo) para funcionar. Outra ideia apresentada por uma empresa — mas ainda não lançada aos consumidores — é a tampa traseira eletrocrômica semelhante à do smartphone conceitual OnePlus Concept One.

Continua após a publicidade

Diferente do painel fotocrômico, que depende de iluminação natural para mudar de cor, o painel eletrocrômico utiliza descargas elétricas para alterar as cores do dispositivo, permitindo mudanças mais drásticas como a alteração de estado do vidro de fosco para transparente, como o do OnePlus Concept One, ou de tonalidade em todo o painel.

Infelizmente não existem maiores detalhes a respeito do dispositivo a ser lançado pela Xiaomi, não sendo possível saber se ele será voltado para o mercado de alto desempenho ou intermediário, mas é esperado que mais novidades sejam reveladas dentro dos próximos meses.

Fonte: Digital Chat Station via Weibo (em chinês)