Xiaomi 17 Ultra é confirmado e ganha primeiras imagens oficiais
Por Vinícius Moschen |

A Xiaomi vai lançar o Xiaomi 17 Ultra em pleno dia de Natal, 25 de dezembro. A data foi confirmada por publicações recentes da empresa, que ainda revelaram o visual e outros detalhes do dispositivo.
- 5 presentes tech de Natal que parecem caros, mas não são
- Celulares vão ficar mais caros em 2026? Veja se é melhor comprar já ou esperar
Será o quarto modelo da linha de celulares avançados da marca chinesa, que já conta com o Xiaomi 17, 17 Pro e 17 Pro Max, apresentados anteriormente com o recurso de “tela mágica” como seu principal diferencial. No entanto, o painel secundário estará ausente no Ultra.
Assim como já ocorreu em gerações anteriores, o Xiaomi 17 Ultra terá o conjunto de câmeras como atrativo mais relevante. Ele manterá a parceria tecnológica com a empresa de soluções ópticas Leica, e ainda terá componentes como o sensor principal Omnivision OV50X de 1 polegada e 50 MP.
Essa câmera deve contar com novas tecnologias para evitar a saturação de pixels e ampliar o alcance dinâmico (HDR) diretamente no hardware, o que ajuda na captura de imagens em cenários de iluminação desafiadora, como ambientes escuros ou com fogos de artifício.
O conjunto ainda incluirá uma lente periscópica (zoom) com sensor de 200 MP fabricado pela Samsung, que possui certificação óptica Leica APO. Será possível aplicar a aproximação óptica contínua, além de aproveitar funções para fotografia macro e definição em capturas de longa distância.
Segundo o presidente do grupo Xiaomi, Lu Weibing, a integração entre o sensor de 1 polegada e o componente de 200 MP é voltada para a otimização de capturas noturnas.
A configuração geral do módulo fotográfico é completada por uma lente ultrawide de 50 MP.
Xiaomi 17 Ultra terá visual conhecido
De acordo com as imagens mostradas pela Xiaomi, o design do módulo de câmeras preserva o formato de uma ilha circular centralizada com o logotipo da Leica.
No entanto, neste aparelho são apenas três lentes dedicadas na parte posterior, em vez do conjunto quádruplo da geração anterior.
Já a estrutura frontal tem uma tela plana com cantos arredondados, enquanto os botões de volume foram reformulados como teclas circulares independentes para alteração da sensação tátil.
O Xiaomi 17 Ultra será comercializado em três variantes de cores: preto, branco e Starry Green (verde). Weibing ressaltou que o acabamento da opção Starry Green utiliza partículas minerais com o objetivo de criar um efeito visual que remete ao céu estrelado.
Outras especificações do Xiaomi 17 Ultra incluem:
- Processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm;
- Bateria com capacidade de 6.800 mAh, com carregamento rápido de 100 W por cabo e de 80 W sem fio;
- Suporte para comunicação via satélite nas variantes superiores, além de tecnologia ultra-wideband (UWB) para localização precisa e desbloqueio de carros.
- Certificação de resistência contra penetração de poeira e água;
- Sensor de impressão digital ultrassônico sob a superfície da tela.
O evento do dia 25 dezembro será destinado ao público chinês, mas o Xiaomi 17 Ultra pode ser disponibilizado para o mercado global durante o primeiro trimestre de 2026. Existe a expectativa de que o lançamento ocorra no Mobile World Congress (MWC), que tem início previsto para março.
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi constrói laboratório esportivo para aumentar precisão de relógios
- 4 ideias de presente de Natal para deixar a casa mais inteligente e conectada
- Honor desenvolve celular-robô com gimbal integrado para desafiar a DJI em vídeos