Publicidade

Xiaomi 13T Pro mostra peso do chip na câmera em teste do DXOMARK

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Divulgação/Xiaomi
Divulgação/Xiaomi

Depois do modelo básico, foi a vez do Xiaomi 13T Pro ter o conjunto de câmeras analisado pelos especialistas do portal DXOMARK. Ainda que também não tenha qualidade capaz de rivalizar com os melhores do mercado, o aparelho oferece melhorias notáveis em relação ao Xiaomi 13T, apesar de contar com as mesmas especificações de câmera, tornando-se assim um exemplo claro de que o processador tem impacto significativo na qualidade das câmeras.

Xiaomi 13T Pro tem bom controle de ruído

O Xiaomi 13T Pro embarca o mesmo conjunto de câmeras do Xiaomi 13T, trazendo assim sensor principal Sony IMX707 de 50 MP, com abertura de f/1.9, estabilização óptica (OIS) e foco automático por detecção de fase (PDAF); lente ultrawide de 12 MP com abertura de f/2.2; e câmera telefoto também de 50 MP, com abertura de f/1.9, zoom óptico de 2x e PDAF. A diferença aqui vai para o processador, o Dimensity 9200 Plus, chip premium da MediaTek para 2023, bem superior ao Dimensity 8200-Ultra adotado no 13T padrão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Associada às otimizações da Leica, lendária fabricante alemã de câmeras, essa troca já teria sido suficiente para garantir que o dispositivo mais avançado aumentasse a qualidade de imagem de forma perceptível, ganhando assim pontos extras que fortalecem seu posicionamento no ranking de câmeras do DXOMARK. De acordo com os analistas, o flagship mais recente da Xiaomi se destaca pela exposição precisa em diferentes condições de luz, e o bom controle de ruído em fotos e vídeos.

Também são pontos fortes o foco automático geralmente rápido e preciso para vídeos, e a preservação de detalhes tanto em ambientes internos, quanto em áreas externas. Obviamente, o telefone não é perfeito, e traz como maiores falhas a perda de detalhes nas fotografias de documentos, a presença de artefatos no modo retrato, a renderização levemente imprecisa de tons de pele, e a representação incorreta de cores no modo noturno, bem como presença de resíduos de movimento em capturas feitas ao andar.

Xiaomi 13T Pro: processador faz a diferença

Segundo a avaliação do DXOMARK, o Xiaomi 13T Pro consegue entregar boa qualidade de imagem, e mostra upgrades perceptíveis em comparação ao Xiaomi 13T, apesar de embarcar as mesmas câmeras. As melhorias seriam visíveis principalmente na renderização das cores, com balanço de branco e representação de tons de pele mais precisos. Diante desses dados, a equipe conclui que o segredo estaria no uso do mais robusto Dimensity 9200 Plus.

Não é novidade que chipsets mais poderosos costumam apostar em estruturas de processamento de imagem mais avançadas, mas os lançamentos da Xiaomi deixam explícita essa diferença, permitindo uma comparação precisa justamente por usarem as mesmas especificações. A adoção do componente premium garante ainda bons avanços frente ao Xiaomi 12T Pro, com destaque para o controle aprimorado de ruído.

Continua após a publicidade

Totalizando 131 pontos, o modelo não chega perto de rivais mais completos, como o iPhone 15 Pro Max e o Huawei P60 Pro, mas ainda assim permanece competitivo ao se aproximar de concorrentes bastante respeitáveis, como o Galaxy S22 Ultra com Exynos 2200 e o Galaxy S23 padrão. Já disponível para compra no exterior, o Xiaomi 13T Pro é vendido por a partir de € 799 (~R$ 4.300), e não tem previsão de chegar oficialmente ao Brasil.

Xiaomi 13T Pro: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,67 polegadas, resolução 1,5K de 2712 x 1220 pixels, taxa de atualização de 144 Hz, brilho máximo de 2.600 nits, HDR com HDR10+ e Dolby Vision, Gorilla Glass 5
  • Processador: MediaTek Dimensity 9200 Plus
  • Memória RAM: 12 GB ou 16 GB LPDDR5
  • Armazenamento: 256 GB, 512 GB ou 1 TB UFS 4.0
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX707, f/1.9, dimensões de 1/1,28 polegada, pixels de 1,22 μm, OIS, PDAF) + 12 MP (Ultrawide, distância focal equivalente de 15 mm, abertura f/2.2) + 50 MP (Telefoto, distância focal equivalente de 50 mm, abertura f/1.9, zoom óptico de 2x, PDAF)
  • Câmera frontal: 20 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 162,2 x 75,7 x 8,5 mm
  • Peso: 206 g
  • Bateria: 5.000 mAh com recarga rápida de 120 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, NFC, sensor infravermelho, leitor de digitais óptico sob a tela, certificação IP68, som estéreo com Dolby Atmos
  • Cores disponíveis: preto, verde e azul
  • Sistema operacional: Android 13, sob a MIUI 14

Fonte: DXOMARK