Publicidade

Xiaomi 12T Pro com lente de 200 MP não impressiona em teste de câmera

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Outubro de 2022 às 08h45

Link copiado!

Divulgação/Xiaomi
Divulgação/Xiaomi

Um dos primeiros smartphones do mundo a contar com câmera de 200 MP, ao lado de modelos de Motorola e Infinix, o Xiaomi 12T Pro passou pela análise detalhada de câmeras do portal DXOMARK. Apesar das especificações robustas, especialmente na lente principal, o mais recente topo de linha da Xiaomi não empolgou, apresentando problemas como alcance dinâmico limitado e inconsistências significativas no balanço de branco e exposição.

Xiaomi 12T Pro tem bons detalhes com HDR limitado

O Xiaomi 12T Pro embarca um conjunto de câmeras triplo, sendo a lente principal o destaque: um sensor Samsung ISOCELL HP1 de 200 MP, com abertura de f/1.7 e estabilização óptica de imagem (OIS). Há ainda lente ultrawide de 8 MP, com abertura de f/2.2 e campo de visão de 120°, bem como uma macro básica de 2 MP, com abertura de f/2.4.

Continua após a publicidade

Segundo o DXOMARK, o aparelho se destaca pela boa exposição e cores agradáveis, bom nível de detalhes em cenários bem iluminados e ambientes internos, quantidade decente de detalhes e boa exposição em capturas que utilizam flash.

Há também boa preservação de detalhes em fotos com zoom de curto alcance feitas em cenas bem iluminadas e áreas internas, boa exposição e alcance dinâmico amplo em vídeo, bom equilíbrio de ruído e textura em gravações mesmo em baixa luz, e estabilização de vídeo efetiva.

Já entre as falhas, o portal especializado aponta alcance dinâmico limitado em fotos, presença de múltiplos artefatos, incluindo ghosting e halo, subexposição de capturas noturnas, exibição de HDR mais limitado no preview, falta de detalhes em fotos com a lente ultrawide, mudanças bruscas de exposição em vídeos, instabilidade do balanço de branco ao mover o celular, erros do foco automático em gravações, e inconsistências de nitidez durante movimento do aparelho em vídeos.

Continua após a publicidade

Exemplos de fotos

Exemplos de vídeos

Continua após a publicidade

Xiaomi 12T Pro: câmera decente que não empolga

Segundo o DXOMARK, com 129 pontos, o Xiaomi 12T Pro entrega uma performance de câmera decente para a categoria à qual pertence, mas é incapaz de competir entre os melhores celulares do mercado em virtude das limitações significativas que apresenta no alcance dinâmico das fotos, dos múltiplos artefatos e das inconsistências de exposição e balanço de branco.

Continua após a publicidade

Apesar disso, o dispositivo ainda consegue entregar um bom nível de detalhes em fotos tradicionais, graças ao sensor de 200 MP, e oferece cores agradáveis e boa exposição em todas as condições de luz. Curiosamente, os especialistas destacam ainda a performance de vídeo, cenário em que consegue superar até mesmo o Xiaomi 12S Ultra, aparelho mais avançado da empresa para câmeras.

O Xiaomi 12T Pro já está à venda no mercado internacional com preço sugerido de 749 euros (~R$ 3.870), e não possui previsão de estreia no Brasil até o momento.

Xiaomi 12T Pro: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,67 polegadas, resolução de 2712 x 1220 pixels, taxa de atualização variável de até 120 Hz, HDR10+, pico de brilho de 900 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • Memória RAM: 8GB ou 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 200 MP (Principal, f/1.7, OIS) + 8 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 2 MP (Macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 20 MP (f/2.2)
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 120 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC, sensor infravermelho, leitor de digitais óptico sob o display, áudio estéreo Harman Kardon
  • Cores: preto, prata e azul
  • Sistema operacional: Android 12, sob a MIUI 13
Continua após a publicidade

Fonte: DXOMARK