Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi 13 Ultra terá acessório para "virar" uma câmera digital

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Abril de 2023 às 11h20

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Xiaomi 13 Ultra

Aproveitando a reta final até seu próximo grande evento, a Xiaomi tem divulgado aos poucos as novidades que trará aos usuários com o Xiaomi 13 Ultra, seu primeiro smartphone "Ultra" a chegar ao mercado global. Principal aparelho da marca para 2023, e a maior vitrine da parceria da gigante chinesa com a Leica, foi confirmado nesta sexta-feira (14) que o modelo contará com um acessório especial que "quase" o transforma em uma "câmera digital", reforçando o apelo do modelo aos entusiastas de fotografia.

Depois de mostrar algumas capturas e confirmar os sensores que serão embarcados no Xiaomi 13 Ultra, incluindo o elogiado Sony IMX989 de tamanho equivalente a 1 polegada, a marca divulgou nas redes sociais um teaser que apresenta um dos novos acessórios desenvolvidos para o dispositivo: uma capa "grip", que lembra câmeras dedicadas, com um visual bastante próximo ao dos modelos oferecidos pela Leica.

Nenhum recurso foi citado, e nem mesmo se sabe se a case será apenas um experimento limitado, mas é possível notar a "lombada" no lado direito para acomodar os dedos, bem como um botão físico para acionar as câmeras. Caso siga exemplos do passado, essa região também poderia fornecer capacidade extra de bateria para o celular premium, mas essa função específica é apenas uma especulação no momento.

Continua após a publicidade

O Xiaomi 13 Ultra claramente tem seu conjunto de lentes traseiras como maior destaque, e a disponibilização de um acessório como esse o tornaria ainda mais atraente para os entusiastas de fotografia. A novidade também parece ser uma evolução do Xiaomi 12S Ultra Concept, edição especial da geração anterior que, como o nome sugere, era apenas um conceito, sem intenção de ser lançado, o que não o impediu de gerar uma agitação positiva no público.

A única diferença do Concept para o modelo tradicional era a presença de uma adaptação no módulo de câmeras que permitia a instalação de uma lente profissional da série M da Leica. Associada ao sensor da classe de uma polegada, essa lente fornecia maior flexibilidade ao celular, possibilitando a obtenção de resultados de imagem superiores em relação à profundidade de campo e qualidade de zoom.

Xiaomi 13 Ultra terá abertura variável

Continua após a publicidade

Outro aspecto bem-vindo confirmado pelo CEO da gigante, Lei Jun, é a presença de uma abertura variável na lente que acompanha o sensor de 1 polegada. De forma resumida, a abertura, normalmente representada pela letra f e um número (ex.: f/1.9), indica o tamanho da abertura pela qual a luz passa pelas lentes e chega ao sensor. A medida é inversamente proporcional, ou seja, quanto menor é esse número, maior é a quantidade de luz.

Segundo as informações, o obturador do Xiaomi 13 Ultra pode ser configurado para uma abertura de f/1.9 (mais luz) ou f/4.0 (menos luz). Essa capacidade de modificar a abertura não é apenas bem-vinda por permitir limitar a quantidade de luz, opção importante em locais muito iluminados, como ainda apresenta um fenômeno curioso: a modificação da profundidade de campo, reduzindo o "borrão de fundo", aspecto desejado que dá mais liberdade criativa ao usuário.

O Xiaomi 13 Ultra será apresentado oficialmente neste dia 18 de abril, às 19 horas do horário local — ou 8 horas pelo fuso de Brasília. O modelo deve chegar inicialmente à China, com sua venda no mercado global acontecendo nos meses seguintes.

Continua após a publicidade

Fonte: Xiaomi, via Android Authority