Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi 12S Ultra é desmontado e exibe sensor de 1 polegada menor que o esperado

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Julho de 2022 às 08h00

Link copiado!

Reprodução/JerryRigEverything
Reprodução/JerryRigEverything
Xiaomi 12s Ultra

Após o teste de durabilidade do canal JerryRigEverything ter revelado que o Xiaomi 12s Ultra possui pequenas falhas estruturais capazes de danificar o aparelho, mas não o suficiente para ser partido ao meio, uma nova publicação feita pelo youtuber Zack Nelson nesta quinta-feira (28) dá destaque ao interior do flagship e seus grandes componentes.

Após remover a tampa traseira e desmontar a placa de plástico com a bobina de cobre para carregamento sem fio, além do alto-falante, placa inferior e bateria, temos acesso à placa mãe, destacando ainda o grande sistema de resfriamento e, finalmente o módulo de câmera do dispositivo.

Nos segundos seguintes vemos o sistema da lente periscópio ser destroçado pelo youtuber, exibindo seu avançado sistema de estabilização óptica com uso de ímãs para mover o módulo das lentes internas e do prisma, bem como o pequeno sensor montado na extremidade do módulo.

Continua após a publicidade

Nelson pula a câmera ultrawide e foca na câmera principal, desmontando o módulo para revelar o grande conjunto de lentes de plástico (uma vez que o vidro em tamanho tão compacto pode resultar em graves distorções de imagem).

Uma curiosidade levantada no vídeo fica para o tamanho do sensor. Embora a Xiaomi destaque que este é um sensor com tamanho de 1 polegada, as medidas tiradas no vídeo mostram o contrário, com 0,66 polegada na diagonal e 0,54 polegada medindo pela largura.

Por que o sensor de 1 polegada é menor que o esperado?

Continua após a publicidade

A forma de medir sensores fotográficos é muito diferente de como medimos telas e objetos. E também muito antiga. Quando os primeiros circuitos integrados de sensores de imagem começaram a se popularizar nos anos 1970, houve uma necessidade para padronizar seus tamanhos.

Assim, a indústria resolveu simplificar o processo e utilizar o padrão de diâmetro dos antigos tubos de captura. Dessa forma, a medida de um sensor retangular corresponde ao diâmetro do círculo de imagem que é encaixado e é por isso que o tamanho do sensor em polegada não corresponde à dimensão física.

Continua após a publicidade

Essa é a razão pela qual o sensor de imagem do Xiaomi 12S Ultra aparenta ser menor que o esperado ao ser medido de forma diferente da convencional.

Ainda assim, este é um genuíno sensor de 1 polegada projetado especificamente para smartphones, diferente do sensor de 1 polegada presente no Xperia Pro-I que é portado da popular câmera Sony RX100 VII.

Já disponível na China, o Xiaomi 12S Ultra é equipado pelo poderoso chip Snapdragon 8 Plus Gen 1 — mais veloz e eficiente que o Snapdragon 8 Gen 1 —, oferece uma grande tela Samsung E5 de 6,7 polegadas com painel AMOLED, taxa variável de 1 a 120 Hz e resolução 2K.

Continua após a publicidade

O smartphone oferece bateria de 4.850 mAh com chip dedicado para gerenciamento de energia e carregamento, tendo suporte para recarga de até 67 W.

Seu módulo de câmera traseira conta com o muito citado sensor principal de 1 polegada com resolução de 50 MP, além de outros dois sensores de 48 MP cada para a lente ultrawide e lente periscópio.

A Xiaomi já afirmou que a linha 12S não será vendida a nível global, por isso é improvável que as grandes capacidades fotográficas do 12S Ultra ultrapasse as barreiras da China por vias oficiais.

Fonte: JerryRigEverything