Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vivo X100 Pro Plus tem detalhes de câmera confirmados

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Julho de 2023 às 11h41

Link copiado!

Reprodução/Vivo
Reprodução/Vivo

Através de postagens na rede chinesa Weibo, a Vivo Mobile Communications Co. anunciou novidades de câmera que serão utilizadas no Vivo X100 Pro Plus, aguardado como o próximo smartphone premium da gigante. Já tida como referência em fotografia, a linha ganhará melhorias importantes na próxima geração, incluindo o novo chip customizado de imagem V3, lentes Zeiss inéditas em celulares, sensor de dupla camada e recursos baseados em IA generativa.

O primeiro grande avanço confirmado é o novo Processador de Sinal de Imagem (ISP) customizado da marca, o Vivo V3, agora fabricado em uma litografia não especificada da classe de 6 nm. Com exceção de um aumento de 30% na eficiência energética, detalhes da ficha técnica do componente não foram revelados, mas a solução garantiria aos celulares da empresa a capacidade de gravar vídeos em 4K no modo retrato, com função para editar o efeito borrado posteriormente, e utilizaria IA generativa para habilitar mais funcionalidades.

Entre elas estaria a aplicação de diferentes filtros de estilo em fotos já capturadas, bem como a produção de um retrato 3D — com resultados um tanto não naturais, ao menos pelo que é mostrado no teaser. Também são novidades registros no formato RAW (sem processamento e compressão) com todas as lentes, fotos XDR Photo 2.0, com alcance dinâmico estendido, e perfis de cores trabalhados pela Vivo Mobile (mais vívidas) e Zeiss (mais naturais).

Continua após a publicidade

A companhia também vai caprichar no hardware, empregando um sensor de duas camadas de marca não especificada — ainda que os rumores apontem para um sensor inédito de 200 MP da Samsung —, permitindo maior captação de luz e redução de ruído, e lentes Zeiss "Vario-Apo-Sonnar", usadas pela primeira vez em um smartphone. O nome curioso representa algumas das características fornecidas por essas lentes.

"Vario" indica se tratar de uma lente telefoto, enquanto "Apo" refere-se a apocromático, tecnologia que reduz a aberração cromática, artefato em que há certa distorção de cores nos objetos. Por fim, "Sonnar" é um indicador de que há grande captação de luz, mesmo que informações sobre a velocidade da abertura, aspecto importante para se medir a quantidade de luminosidade captada, não tenham sido divulgadas.

Outro aspecto confirmado é o resvestimento T* da Zeiss com "múltiplas camadas de deposição atômica" (Multi-ALD), que basicamente reduziria em 50% os reflexos e efeito de lens flare (as manchas de luz espalhadas nas capturas, próximo a pontos mais luminosos). Para fechar o pacote, a Vivo Mobile vai usar o elogiado sensor Sony IMX989, da classe de uma polegada, em alguma das lentes.

Ainda sem data de lançamento, o Vivo X100 Pro Plus é especulado para chegar no último trimestre do ano, por provavelmente ser um dos primeiros celulares do mercado a utilizar o Snapdragon 8 Gen 3. Com as novidades apresentadas pela fabricante nesta semana, é possível que o aparelho esteja realmente próximo de ser oficializado, esperando apenas pela estreia do novo chip da Qualcomm, marcada para o final de outubro.

Fonte: Vivo Mobile, vai Gizchina.it