Vivo X Fold é novo rival para Galaxy Z Fold 3 com Snapdragon 8 Gen 1

Vivo X Fold é novo rival para Galaxy Z Fold 3 com Snapdragon 8 Gen 1

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 11 de Abril de 2022 às 11h56
Divulgação/Vivo Mobile

A Vivo Mobile acaba de entrar para a lista de marcas que se aventuram no mercado de celulares dobráveis. Para concorrer com aparelhos como o Galaxy Z Fold 3 da Samsung e o Find N da Oppo, o Vivo X Fold se destaca por oferecer um conjunto de performance bastante poderoso, telas de alta resolução e conjunto de câmeras com a assinatura da Zeiss, entre outras características.

Vivo X Fold tem duas telas e formato similar ao Galaxy Z Fold 3 (Imagem: Divulgação/Vivo Mobile)

O visual do dispositivo já era conhecido por conta de rumores e materiais divulgados pela própria marca. Com isso, o Vivo X Fold vem com um grande módulo retangular de câmeras no canto superior esquerdo do painel traseiro, mas as lentes estão localizadas dentro de uma seção circular adicional.

Com um formato similar ao concorrente da Samsung, a tela interna do aparelho tem 8,03 polegadas, suporte para HDR10+ e resolução 2K (1.800 x 2.200 pixels). A tecnologia AMOLED com LTPO 3.0 permite uma taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz, para que cenas mais dinâmicas apareçam com maior suavidade enquanto há uma economia de energia nos conteúdos estáticos.

Display interno tem resolução 2K e taxa de atualização variável até 120 Hz (Imagem: Divulgação/Vivo Mobile)

O painel flexível ainda traz uma tecnologia de vidro ultrafino (UTG, na sigla em inglês) da Schott, mesma companhia que produz as telas para dispositivos da Samsung. Há também certificação Display Mate A+, enquanto sua dobradiça permite que o aparelho também possa ser utilizado com aberturas parciais de 60 e 120 graus.

Na parte externa, o display rígido tem 6,53 polegadas, também com tecnologia AMOLED e suporte para refresh rate de 120 Hz. Ambas as telas contam com sensor biométrico ultrassônico integrado, uma solução diferente em comparação com outros dobráveis que costumam ter desbloqueio no botão liga/desliga.

Um ponto que pode agradar possíveis compradores é que a tela externa possui uma proporção mais tradicional de 21:9, enquanto outros modelos como Galaxy Z Fold 3 e Mi Mix Fold trazem painel mais alongado.

Vivo X Fold tem desempenho de flagship

O conjunto de performance do Vivo X Fold é liderado por um Snapdragon 8 Gen 1, plataforma mobile mais poderosa entre as oferecidas pela Qualcomm até o momento. O aparelho é vendido com 12 GB de RAM, e as opções de armazenamento interno ficam em 256 GB ou 512 GB.

A câmera principal do aparelho conta com um sensor Samsung GN5 de 50 MP e há suporte para estabilização óptica de imagem (OIS). Ao lado, há uma ultrawide de 48 MP com ângulo de visão de 114º, assim como uma telefoto com 12 MP e zoom óptico de 2x — há também uma câmera periscópica de 8 MP com zoom óptico de 5x e aproximação máxima de 60x, além de uma lente para selfies em cada tela.

Conjunto de câmeras tem sensor principal de 50 MP (Imagem: Divulgação/Vivo Mobile)

Os componentes de câmera contam com assinatura da Zeiss, marca renomada do setor óptico. A integração também aparece na parte de software, com modos especiais como Motion Capture 3.0, Zeiss Super Night Scene, Zeiss Nature Color, entre outros.

Na parte interna, o Vivo X Fold tem uma bateria de 4.600 mAh com suporte para carregamento de 66 W por meio da porta USB-C, quando é possível completar o tanque de energia em apenas 37 minutos. Também é possível fazer recargas a 50 W por meio de bases wireless, além do carregamento reverso a 10 W para transferir carga a outros dispositivos.

Preço e disponibilidade

O Vivo X Fold estará disponível para compra no mercado chinês, com opções de cores em preto, azul ou cinza. Seu preço sugerido é de 8.999 yuans (cerca de R$ 6.665 em conversão direta) para o modelo com 12 GB + 256 GB, enquanto a versão com 12 GB + 512 GB sai por 9.999 yuans (~R$ 7.406). Não há previsão de lançamento em outros mercados até então.

Ficha técnica - Vivo X Fold

  • Tela interna: AMOLED de 8,03 polegadas com resolução 2K (1.800 x 2.200 pixels), tecnologia LTPO 3 e suporte para taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz;
  • Tela externa: AMOLED de 6,53 polegadas com suporte para taxa de atualização de 120 Hz;
  • Chipset: Snapdragon 8 Gen 1;
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 ou 512 GB;
  • Câmera traseira: quádrupla de 50 MP (principal com f/1.8, sensor de 1/1,57'' e OIS) + 48 MP (ultrawide com f/1.2 e ângulo de visão de 114º) + 12 MP (telefoto com f/2.4 e zoom óptico de 2x) + 8 MP (periscópica com f/3.4, zoom óptico de 5x e total de 60x);
  • Câmera frontal: uma em cada tela, com 16 MP cada e abertura f/2.45;
    Bateria: 4.600 mAh com suporte para carregamento de 66 W com fio (completa a bateria em 37 minutos) e 50W sem fio; recarga reversa de 10W
  • Extras: biometria nas duas telas com sensor ultrassônico;
  • Cores disponíveis: preto, azul e cinza;
  • Sistema operacional: Android 12.

Fonte: JD.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.