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Vendas de celulares caem 12% no primeiro trimestre, e Apple encosta na Samsung

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Abril de 2023 às 11h20

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(Imagem: Divulgação/Apple)
(Imagem: Divulgação/Apple)

Um novo relatório da agência Canalys aponta a continuidade da tendência de queda na venda de smartphones. Os resultados mais recentes revelaram um encolhimento de 12% no mercado durante o primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Trata-se do quinto trimestre consecutivo de queda, em uma realidade que se repete desde o início de 2022. Por isso, os resultados não surpreenderam os analistas, que veem a continuação em relação a um panorama já conhecido.

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De acordo com os especialistas, as condições macroeconômicas ainda são desfavoráveis para o mercado de celulares. Mesmo com promoções bastante agressivas, aspectos como a inflação afetaram a confiança e o nível de gastos da população — o que afeta especialmente os compradores de smartphones em faixas de preço mais baixas.

Além disso, a recorrente baixa demanda forçou várias empresas a reduzirem seus estoques, para garantir uma operação mais lucrativa.

Por outro lado, também pode ser vista uma possível redução no ritmo de decrescimento, à medida que a demanda vê um leve reaquecimento em segmentos específicos. Projeções mostram que o inventário das marcas pode chegar a um nível mais saudável no final do segundo trimestre deste ano, ainda que seja cedo para afirmar com certeza.

Apple encosta na Samsung no primeiro trimestre

Mesmo que a Samsung tenha recuperado a liderança entre as marcas que mais venderam celulares, as notícias não foram tão positivas para a empresa coreana.

Afinal, a distância de apenas um ponto percentual para a Apple representa uma disputa mais acirrada em relação ao que foi visto no primeiro trimestre do ano passado, quando a Samsung abriu seis pontos.

Como a Apple tem maior foco em dispositivos mais caros, ela pode ter sido menos afetada pelos fatores macroeconômicos citados pelos analistas. Além disso, a demanda sazonal pelo iPhone parece ter sido carregada por alguns meses além do tradicional, com bons índices para o iPhone 14 Pro Max.

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Para o futuro, foi indicado que as marcas devem investir em inovação, além de buscar altos volumes de vendas. Aspectos como construção dobrável e aumento do suporte para a tecnologia 5G devem ganhar ainda mais relevância nos próximos trimestres.

Fonte: Canalys