Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado de celulares despenca e tem recorde negativo em vendas

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Janeiro de 2023 às 10h41

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

O mercado de celulares está em queda ao redor de todo o mundo. Inflação elevada e preços altos tiram a atenção de consumidores que agora precisam priorizar as já caras compras essenciais do dia a dia como mercado, gás e contas de água e luz. Uma nova análise da firma IDC revela que as vendas de smartphones no último trimestre de 2022 foi exatamente aquilo que todos já esperavam: um completo desastre.

A análise preliminar conclui que as vendas registraram uma queda de 18,3% no trimestre final de 2022 (entre outubro e dezembro) em comparação com o mesmo período do ano anterior, resultando em um histórico recorde negativo, com o maior declínio de vendas de todos os tempos em um único trimestre.

O fraco desempenho de vendas contribuiu para a queda de 11,3% nas vendas anuais de 2022 em comparação com o ano anterior, representando 1,21 bilhão de dispositivos vendidos — o menor número anual desde 2013.

Continua após a publicidade

"Fornecedores estão cada vez mais cautelosos em suas remessas e planejamento, enquanto realinham seu foco no lucro", destaca o diretor de pesquisa da IDC Nabila Popal. "Até mesmo a Apple, que até agora estava aparentemente imune, sofreu um golpe na sua cadeia de suprimentos com lockdowns imprevistos em suas principais fábricas na China", complementa.

Popal conta ainda que o desempenho fraco do último trimestre nos dias que o aumento da inflação e as preocupações com o cenário global continuam prejudicando os gastos de consumidores mais que o esperado, adiando qualquer possível recuperação durante todo o ano de 2023.

Dados mostram impressionante queda em vendas

Continua após a publicidade

No recorte trimestral, a Apple liderou as vendas entre outubro e dezembro com 24,1% da fatia de mercado, com a Samsung em segunda, com 19,4% de participação, e a Xiaomi em terceira, com 11%. Oppo e Vivo ficam em quarto e quinto lugar — 8,4% e 7,6%, respectivamente.

Mas todas viram quedas expressivas nas vendas. A Apple teve declínio de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Samsung obteve 15,6% de queda e a Xiaomi foi recordista com impressionantes 26,3%. A queda em vendas da Oppo e Vivo foi de 18,9% e 19,8%, respectivamente.

Em recorte anual, a Samsung supera a Apple em volume de vendas de janeiro a dezembro e o restante do pódio se mantém intacto, com todas registrando prejuízo: Samsung com queda de 4,1%, Apple com perda de 4,0%, Xiaomi com declínio de 19,8% e Oppo e Vivo com quedas de 22,7% e 22,8%.

Continua após a publicidade

Sem expectativa de melhoras para 2023, futuras análises mostrarão o impacto da fraca economia global a cada novo trimestre. Vale lembrar que todas as grandes empresas de tecnologiademitiram milhares de funcionários por que seus lucros bilionários ficaram abaixo do esperado.

Fonte: IDC