Publicidade

Vazamento indica que futuros processadores da Samsung terão GPU superior

Por| 01 de Maio de 2020 às 20h30

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech
Tudo sobre Samsung

Apesar de ser um dos melhores processadores do mercado, o Exynos 990, chipset que equipa as versões europeia e brasileira do Samsung Galaxy S20, recebeu muitas críticas por conta de sua GPU, a Mali-G77 MP11, que é inferior quando comparada com a Adreno 650, utilizada pela gigante coreana nos aparelhos vendidos nos Estados Unidos e na Ásia e que está acoplada ao processador Snapdragon 865, da Qualcomm. Isso, porém, pode estar com os dias contatos — pelo menos na próxima geração.

Um teste de benchmark que vazou recentemente indica que a Samsung já pensa em utilizar uma nova GPU feita em parceria com a AMD e equipar o que seria o processador Exynos 1000, que pode estar presente nos smartphones de próxima geração dos coreanos, o Galaxy S21 ou até mesmo nos próximos celulares da linha Galaxy Note, em um prognóstico mais otimista. Neste teste vazado, foi possível ver que a GPU Radeon personalizada para dispositivos mobile foi bem superior à Adreno 650 no GFXbench.

O chip alcançou 181,8 quadros em Manhattan 3.1, quase 13% a mais do que o Adreno 650 obteve. Nas execuções de teste Aztec Normal e Aztec High, a GPU teve uma média de 138,25 e 58 quadros, respectivamente, três vezes mais do que a GPU do Qualcomm Snapdragon 865. O mais interessante é que essa é uma versão inicial da GPU Radeon personalizada, portanto os resultados finais podem ser ainda melhores.

Continua após a publicidade

Mesmo que o teste de benchmark indique que o chip está pronto, a AMD certamente vai querer mais tempo para otimizar a GPU. Por isso, é possível que vejamos os Galaxy Note 20 com uma versão aprimorada do Exynos 990, mas com a mesma GPU.

Fonte: WCCFTECH, CLIEN (em coreano)