Valor de revenda dos iPhones está ficando pior a cada ano, revela estudo
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller |
Os iPhones estão perdendo cada vez mais o seu valor de revenda ao longo dos anos. A depreciação crescente foi divulgada em uma pesquisa feita pela SellCell — empresa que compra e revende smartphones. Essa tendência de perda de valor se iniciou com o iPhone 12 e ganhando força gradativamente em todos os modelos laçados pela marca quando completam a um ano de mercado.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Apple bate recorde na venda de iPhones e encosta na Samsung
- Review iPhone 16 | O primeiro celular da Apple com botão de captura
Um dos diferenciais da compra de iPhones em comparação com outros smartphones é o potencial para manter o preço para revenda no futuro. Mas esse cenário está se invertendo com outras marcas. Enquanto os celulares da Apple perdem mais valor, os top de linha da Samsung não perdem mais valor como antes, segundo a SellCell.
iPhones usados depreciam cada vez mais
A SellCell analisou mais de 40 fornecedores de recompra para concluir que, desde o iPhone 12, os smartphones da Maçã vem perdendo mais valor. Para se ter ideia, o iPhone 12 depreciou 43,8% após um ano nas lojas, enquanto a série iPhone 13 perdeu 46,2% de valor 12 meses depois do seu lançamento. A linha iPhone 14, por sua vez, depreciou 47,7% no mesmo período, e a série iPhone 15 registrou perda de 48,2% em relação ao valor original.
Tendo em vista o pouco tempo do lançamento do iPhone 16, não foi possível incluir seus números. Contudo, a empresa mencionou que o celular recém-lançado teve queda de 8% do preço, em comparação as primeiras duas semanas de vendas do iPhone 15.
Linha Samsung Galaxy S vem perdendo menos valor
Ao contrário dos iPhones, os Galaxy S, antes conhecidos por decair de preço rapidamente após o lançamento, vem mantendo seu valor por mais tempo. Um exemplo é o Samsung Galaxy S22, que perdeu 66,7% de seu valor no período de um ano, mas a geração S23 perdeu 61,1%. A expectativa é de que essas tendências se mantenham nos próximos, tanto para Apple quanto para Samsung.
Motivos para a mudança
Apesar do relatório não divulgar possíveis motivos para o novo cenário, podemos especular que as poucas mudanças relevantes nos últimos anos tornaram os celulares da Maçã pouco atrativos. Na contramão, a Samsung vem investindo em mais atualizações de software para aumentar a vida útil dos aparelhos.
Com o investimento de ambas as marcas em inteligência artificial própria (Galaxy AI e Apple Intelligence), nos resta aguardar o desempenho das vendas para a próxima análise.
Fonte: sellcell