Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

USB-C do iPhone 15 pode funcionar apenas com cabos oficiais da Apple

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Fevereiro de 2023 às 07h00

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech

Os rumores sobre a chegada do USB-C ao iPhone 15 este ano estavam bons demais para ser verdade, e se antes esperávamos que a empresa iria simplesmente substituir o Lightning pelo conector universal, pelo visto as coisas não serão bem assim. Uma nova informação vazada indica que a Apple poderá limitar o USB-C no iPhone e tornar seu uso exclusivo para cabos e acessórios certificados.

Segundo um usuário do Weibo que afirma ter experiência de 25 anos trabalhando em processadores na Intel, a Apple estaria buscando limitar os modelos de iPhone 15 para não funcionarem com qualquer cabo USB-C.

Assim, se você esperava recarregar o seu futuro modelo de iPhone com algum cabo USB-C presente em casa, é provável que isso não possa acontecer, por mais confiável que ele seja.

Continua após a publicidade

Não existem maiores detalhes sobre este rumor, mas podemos esperar duas possibilidades de escolha por parte da Apple:

  1. Limitar todos os cabos USB-C e permitir carregamento e transferência de dados apenas por cabos oficiais Made For iPhone (MFi);
  2. Permitir que todo cabo USB-C funcione com o iPhone, mas restringir maior potência de carregamento e maior velocidade de transferência para cabos oficiais Made For iPhone (MFi).

Não é certo se a Apple de fato realizará a limitação, mas dado o histórico da empresa com a exclusividade de seus produtos e o fato de que ela está adotando o USB-C contra sua vontade — sendo basicamente obrigada por legislações da União Europeia —, não seria impossível que tais decisões aconteçam de fato.

Continua após a publicidade

Todo conector USB-C possui um microchip em suas pontas para identificar padrões de carregamento, velocidade de transferência e mais. Dessa forma, a Apple estaria trabalhando em um microchip dedicado que seria utilizado em cabos e acessórios feitos para iPhone — os chamados Made For iPhone (MFi).

Quando o usuário conecta um cabo sem suporte, nada acontece; não existe transferência de dados e nem carregamento. Isso já existe de certa forma no iPad, onde alguns cabos USB-C podem ser plugados no dispositivo, mas não recarregam o aparelho. Entretanto, a limitação não é generalizada e vários cabos de diferentes empresas podem ser utilizados sem problemas.

Mais detalhes devem surgir nos próximos meses conforme a empresa avança no desenvolvimento da linha iPhone 15.

Continua após a publicidade

Fonte: "Cell Phone Chip Expert" (em chinês), via 9to5Mac