Sony Xperia 1 VI pode ter três câmeras de 48 MP com sensores Exmor T
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
A Sony deve atualizar a sua linha de celulares avançados em breve, e informações recentes mostram como deve ser o conjunto de câmeras do Xperia 1 VI. É esperado que o aparelho traga três sensores de 48 MP na parte traseira, com componentes próprios da série Exmor T For Mobile.
- Review Galaxy S24 | Celular top de linha com toque de IA
- "Celular do bloquinho" | 5 modelos baratos para comprar para o Carnaval
Portanto, a nova geração deve manter a mesma resolução de câmera principal do modelo atual, em um sensor de 1/1,4 polegada. É um pouco menor que os componentes mais amplos vistos em smartphones — incluindo sensores da própria Sony usados por marcas como Xiaomi e OPPO —, que possuem tamanho na classe de 1 polegada.
Assim como já acontece no Xperia 1 V, o celular terá suporte para foco automático Dual-PD, o que deve entregar resultados mais precisos e operação mais rápida de foco, inclusive em ambientes mais escuros. A distância focal da câmera principal será de 24 mm, com a possibilidade de zoom de 2x (48 mm) via crop no próprio sensor.
Sony Xperia 1 VI terá maior resolução na ultrawide e telefoto
Por sua vez, a câmera ultrawide terá uma evolução em sua resolução, já que o Xperia 1 V tem um sensor de 12 MP. O novo conjunto de ultra grande-angular terá um componente com dimensões de 1/2,7 polegada, e suporte para foco automático — possivelmente podendo ser usada também para capturar conteúdo em macro.
Essa câmera terá uma distância focal entre 14 e 18 mm — provavelmente de acordo com o modo de estabilização escolhido —, e portanto poderá mostrar imagens em um ângulo um pouco mais aberto que o aparelho de geração atual, que traz 16 mm e campo de visão de 123º. Trata-se de uma solução que já é ligeiramente mais ampla que o Galaxy S24 Ultra e o iPhone 15 Pro Max, que oferecem 120º na ultrawide.
Finalmente, a telefoto terá outro sensor Exmor com 1/2,7 polegada, e resolução mais alta em relação aos 12 MP do Xperia 1 V. O foco automático também está presente, e a distância focal ficará entre 70 e 135 mm, com possibilidade de ampliação 2x para 270 mm — ou seja, mais de 10x de zoom em relação à câmera principal.
Para efeito de comparação, o modelo atual tem suporte para zoom óptico contínuo entre 3,5x e 5,2x, equivalentes a distâncias entre 85 e 125 mm. Portanto, a nova câmera de aproximação deve ser um pouco mais versátil, com uma distância maior entre o zoom mínimo e o máximo.
Ainda não foram confirmadas outras especificações do Sony Xperia 1 VI, mas é esperado que o aparelho traga um processador Snapdragon 8 Gen 3 como principal componente de desempenho. Outro diferencial da linha costuma ser a sua tela OLED com resolução 4K, maior que todos os concorrentes.
A data de lançamento do Xperia 1 VI não foi oficializada até o momento, mas é possível que a Sony mantenha um ciclo de um ano entre cada geração e anuncie seu celular no mês de julho. Outros dispositivos da marca esperados para este ano incluem o Xperia 5 VI e o Xperia 10 VI, além do Xperia Pro-II com características de câmera ainda mais avançadas.