Publicidade

Snapdragon 865 compete de igual para igual com chip da Apple

Por| 16 de Dezembro de 2019 às 19h20

Link copiado!

Snapdragon 865 compete de igual para igual com chip da Apple
Snapdragon 865 compete de igual para igual com chip da Apple
Tudo sobre Qualcomm

No mercado de chips para smartphones, os últimos anos têm sido marcados por uma briga entre a Apple e a Qualcomm para ver quem possui o processador mais rápido. Enquanto a primeira desenvolve os chips da linha Bionic (que é quem normalmente tem ganhado a disputa), a segunda segue correndo atrás com a série Snapdragon, sempre diminuindo cada vez mais as diferenças entre elas — e tudo indica que a Qualcomm poderá finalmente tomar a dianteira na próxima geração.

Na semana passada, a Qualcomm revelou oficialmente o Snapdragon 865 — a versão mais avançada de seus processadores e que deverá ser usada por smartphones de ponta a partir do ano que vem. Desde então, alguns veículos de imprensa já tiveram acesso antecipado ao chip, e os primeiros testes mostram que o componente da Qualcomm bate de frente com o chip da Apple.

De acordo com um teste de CPU feito pelo site AndroidAuthority, o novo chip da Qualcomm conseguiu superar o atual processador da Apple, levando 36,6 segundos para finalizar o Speed Test GX 2.0, enquanto o A13 Bionic (usado no iPhone 11 Pro Max) precisou de 40s para completar o teste. O aparelho da Apple se manteve à frente no teste de GPU, finalizando a avaliação de processamento 3D da Unity em 14,5 segundos, enquanto o chip da Qualcomm precisou de 16,9 segundos para completar o mesmo teste. Mas é preciso colocar um “asterisco” neste último resultado, já que ambos não competiam em pé de igualdade: enquanto o iPhone 11 rodava em resolução Full HD+, o aparelho de testes que usava o Snapdragon 865 usava uma resolução QHD+.

Resultados parecidos foram obtidos por outros ensaios: no teste de benchmark do AnTuTu, o iPhone 11 Pro conseguiu atingir 506176 pontos, enquanto o Snapdragon 865 marcou 540 mil pontos. Agora, o resultado de performance de CPU do Geekbench já mostra uma história diferente, com o iPhone marcando 1330 pontos nas operações de núcleo único e 3480 na de multinúcleos, enquanto o Snapdragon 865 marcou apenas 935 pontos na operações de núcleo único e 3450 nas de multinúcleo.

Continua após a publicidade

O A13 Bionic também ficou na frente nos testes do AnandTech, ficando à frente do Snapdragon 865 no processamento de CPU, e em todos os testes de performance de navegação web, o A13 ficou muito à frente do Snapdragon 865. Mesmo assim, a performance é animadora, já que um smartphone desenvolvido para testes (e que normalmente é pior do que as versões que chegam ao mercado) está conseguindo competir no mesmo nível do aparelho mais avançado da Apple.

Fonte: iPhoneHacks