Snapdragon 865 compete de igual para igual com chip da Apple

Por Rafael Rodrigues da Silva | 16 de Dezembro de 2019 às 19h20
Tudo sobre

Qualcomm

Saiba tudo sobre Qualcomm

Ver mais

No mercado de chips para smartphones, os últimos anos têm sido marcados por uma briga entre a Apple e a Qualcomm para ver quem possui o processador mais rápido. Enquanto a primeira desenvolve os chips da linha Bionic (que é quem normalmente tem ganhado a disputa), a segunda segue correndo atrás com a série Snapdragon, sempre diminuindo cada vez mais as diferenças entre elas — e tudo indica que a Qualcomm poderá finalmente tomar a dianteira na próxima geração.

Na semana passada, a Qualcomm revelou oficialmente o Snapdragon 865 — a versão mais avançada de seus processadores e que deverá ser usada por smartphones de ponta a partir do ano que vem. Desde então, alguns veículos de imprensa já tiveram acesso antecipado ao chip, e os primeiros testes mostram que o componente da Qualcomm bate de frente com o chip da Apple.

De acordo com um teste de CPU feito pelo site AndroidAuthority, o novo chip da Qualcomm conseguiu superar o atual processador da Apple, levando 36,6 segundos para finalizar o Speed Test GX 2.0, enquanto o A13 Bionic (usado no iPhone 11 Pro Max) precisou de 40s para completar o teste. O aparelho da Apple se manteve à frente no teste de GPU, finalizando a avaliação de processamento 3D da Unity em 14,5 segundos, enquanto o chip da Qualcomm precisou de 16,9 segundos para completar o mesmo teste. Mas é preciso colocar um “asterisco” neste último resultado, já que ambos não competiam em pé de igualdade: enquanto o iPhone 11 rodava em resolução Full HD+, o aparelho de testes que usava o Snapdragon 865 usava uma resolução QHD+.

Resultados parecidos foram obtidos por outros ensaios: no teste de benchmark do AnTuTu, o iPhone 11 Pro conseguiu atingir 506176 pontos, enquanto o Snapdragon 865 marcou 540 mil pontos. Agora, o resultado de performance de CPU do Geekbench já mostra uma história diferente, com o iPhone marcando 1330 pontos nas operações de núcleo único e 3480 na de multinúcleos, enquanto o Snapdragon 865 marcou apenas 935 pontos na operações de núcleo único e 3450 nas de multinúcleo.

O A13 Bionic também ficou na frente nos testes do AnandTech, ficando à frente do Snapdragon 865 no processamento de CPU, e em todos os testes de performance de navegação web, o A13 ficou muito à frente do Snapdragon 865. Mesmo assim, a performance é animadora, já que um smartphone desenvolvido para testes (e que normalmente é pior do que as versões que chegam ao mercado) está conseguindo competir no mesmo nível do aparelho mais avançado da Apple.

Fonte: iPhoneHacks

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.