Samsung registra nova patente de celular dobrável com três partes de tela

Samsung registra nova patente de celular dobrável com três partes de tela

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 31 de Dezembro de 2021 às 13h00
Samsung

Depois de ter aperfeiçoado dois modelos de celular com tela dobrável, tornando Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 verdadeiros sucessos, a Samsung poderá partir para um terceiro projeto ainda mais complexo e ousado. De acordo com uma patente registrada no World Intellectual Property Organization (WIPO), a marca tem projetos para um celular com duas dobradiças, permitindo a visualização de até três partes de tela.

Celular teria abertura em Z e seção lateral fixa (Imagem: World Intellectual Property Organisation)

Segundo as imagens da documentação, os mecanismos seriam implementados em formato de Z, que permite a abertura parcial do display com uma dobradiça, ou total com as duas. Há também uma fina porção fixa ao lado direito, que poderá servir para auxiliar na ergonomia do dispositivo e abrigar alguns componentes.

Essa parte lateral ainda traria um mecanismo próprio para revelar o conjunto de câmeras, ao serem deslizadas para o lado ou mesmo "flipadas" para fora. Na parte inferior ficaria a porta USB-C para carregamento da bateria ou transferência de arquivos.

Cada vez mais tela

Aparelhos do tipo podem ter display até três vezes mais largo (Imagem: LetsGoDigital)

A grande vantagem de um aparelho com duas dobradiças seria a possibilidade de alcançar um display de tamanho ainda maior, dentro de uma construção que se manteria relativamente compacta quando fechada — em especial se as tecnologias desenvolvidas pela marca permitirem que cada seção tenha uma espessura mais fina.

Por outro lado, a implementação do que está exemplificado nas patentes exigiria uma quantidade ainda maior de partes mecânicas, que geralmente traz grandes desafios para os engenheiros no quesito de resistência e durabilidade — os aparelhos dobráveis atuais já costumam vir com um número limitado de ativações do display flexível. Além disso, fazer com que o dispositivo seja resistente à água e poeira também se torna uma tarefa mais difícil.

De qualquer forma, é improvável que a Samsung apresente um dispositivo desse tipo nos próximos meses, especialmente se ele não seguir as mesmas características estruturais dos modelos Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3 (os dois aparelhos vêm com certificação IPX8, por exemplo). O registro de patentes não garante que determinados itens serão efetivamente lançados, já que eles ainda precisam passar por uma série de avaliações de viabilidade, por exemplo.

Fonte: MySmartPrice

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.