Samsung pode ter encontrado forma de salvar sua fábrica de chips
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Após meses de discussões relacionadas ao baixo aproveitamento das fábricas de chips da Samsung, a empresa parece ter encontrado o caminho certo para o futuro. Segundo informações publicadas pelo portal coreano The Bell, a uma maior produtividade poderá fazer com que as plataformas Exynos retornem com maior incidência em aparelhos das próximas gerações.
Para isso, a Samsung teria aperfeiçoado seu processo de produção de 2 nanômetros, que tem apresentado resultados melhores que as linhas de 3 nm.
A pequena medida é referente à distância entre transistores de um semicondutor. Valores menores representam plataformas mais rápidas e eficientes, e por isso a Samsung teria obtido maior sucesso em chips adequados para dispositivos topos de linha no futuro.
Estima-se que o processo de 2 nm gere plataformas 12% mais rápidas, e 25% mais eficientes em economia de energia. Além disso, elas ocupariam uma área física 5% menor.
Foi veiculado que as proporções de chips de 2 nm aproveitados estariam em 30%, contra 20% da arquitetura anterior. É um caminho considerado promissor, mas estima-se que 60% são necessários para viabilizar a produção em massa.
Por isso, é esperado que o processador Exynos 2600 também seja implementado na linha Galaxy S26, de forma conjunta às plataformas da Qualcomm. Para efeito de comparação, a série Galaxy S25 veio apenas com o Snapdragon 8 Elite, em todas as versões vendidas no planeta.
Antes disso, a Samsung ainda deve usar o Exynos 2500, de 3 nm, em seus novos dispositivos dobráveis. Modelos como o Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7 devem chegar por volta do mês de agosto.
Leia mais sobre produtos no Canaltech:
- Galaxy S25 Ultra bota iPhone 16 Pro Max para comer poeira em teste de velocidade
- Galaxy S25 ganha versão corporativa; saiba o que ele tem de diferente
- Samsung prepara lançamento do Galaxy A36; celular deve focar em custo-benefício