Samsung mostra suas novas telas flexíveis para celulares, TVs e notebooks
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté | •
A Samsung é uma das principais marcas quando se fala em dispositivos flexíveis, com Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 sendo verdadeiros marcos no segmento. Agora, a sul-coreana lançou uma nova página na internet para mostrar o que pretende lançar nos próximos anos nessa área. Entre os produtos que poderão receber os novos displays estão smartphones, tablets, notebooks, televisões, entre outros.
- LG deve anunciar TVs OLED A2 e B2 com tamanhos de 48 e 65 polegadas
- TCL apresenta tela rolável, TV com OLED impresso e outras tecnologias de display
No total, são cinco subdivisões relacionadas às dimensões e modo em que as telas podem ser dobradas ou roladas. Os displays apresentam capacidade para dobras em uma curvatura mínima R 1.4, o que permitirá a utilização em dispositivos mais finos e compactos, em comparação com o que é visto atualmente. Além disso, a Samsung ainda afirma que os componentes apresentam uma "transparência excelente", e durabilidade suficiente para cerca de 100 dobras por dia durante cinco anos — ou seja, 200 mil dobras antes de apresentar qualquer tipo de defeito.
Telas para todos os gostos
O primeiro formato apresentado é o Flex Bar, que apresenta um visual similar ao que já é conhecido no Galaxy Z Flip 3, em que a dobra acontece em um eixo horizontal do aparelho. O Flex Square também é voltado para dispositivos móveis, e como o nome sugere, apresenta laterais com comprimento mais próximo entre si, o que permite uma proporção mais próxima a um quadrado.
Para notebooks, a companhia apresentou o Flex Note, com dimensões maiores e dobra na horizontal, mas que traz proporções mais próximas a um computador portátil. Tal formato ainda é inédito em relação a produtos já lançados pela Samsung, lembrando o que fez a Lenovo com o ThinkPad X1 Fold, mas com bordas consideravelmente mais finas ao redor da tela.
O Slidable Flex é voltado para celulares com telas deslizáveis, um conceito que já foi bastante abordado em protótipos, especialmente pelas marcas chinesas como a Oppo. Porém, ainda não existem registros de celulares com displays desse tipo, assim como não há planos concretos em relação a possíveis lançamentos de smartphones nesse formato a curto prazo.
Já o Rollable Flex pode ser um dos primeiros indícios voltados para a entrada da Samsung no mercado de televisões com telas roláveis. Até o momento, a participação nessa categoria de produto é exclusiva da LG com a sua OLED TV R — dispositivo que ainda possui uma popularidade bastante restrita por causa de seu alto custo de produção, resultando em preços sugeridos que podem ultrapassar os 100 mil dólares (cerca de R$ 560 mil em conversão direta).
Outras características que são comuns a todos os displays incluem o suporte para altas taxas de atualização e HDR10+ para conteúdos com alto alcance dinâmico. A companhia não anunciou quando pretende implementar os componentes, e nem quais serão os produtos a virem com as novas telas flexíveis, mas novos detalhes devem ser dados durante sua conferência de abertura na CES 2022, no dia 4 de janeiro.
Fonte: Samsung Display