Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung mostra suas novas telas flexíveis para celulares, TVs e notebooks

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Novembro de 2021 às 09h35

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung é uma das principais marcas quando se fala em dispositivos flexíveis, com Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 sendo verdadeiros marcos no segmento. Agora, a sul-coreana lançou uma nova página na internet para mostrar o que pretende lançar nos próximos anos nessa área. Entre os produtos que poderão receber os novos displays estão smartphones, tablets, notebooks, televisões, entre outros.

No total, são cinco subdivisões relacionadas às dimensões e modo em que as telas podem ser dobradas ou roladas. Os displays apresentam capacidade para dobras em uma curvatura mínima R 1.4, o que permitirá a utilização em dispositivos mais finos e compactos, em comparação com o que é visto atualmente. Além disso, a Samsung ainda afirma que os componentes apresentam uma "transparência excelente", e durabilidade suficiente para cerca de 100 dobras por dia durante cinco anos — ou seja, 200 mil dobras antes de apresentar qualquer tipo de defeito.

Continua após a publicidade

Telas para todos os gostos

O primeiro formato apresentado é o Flex Bar, que apresenta um visual similar ao que já é conhecido no Galaxy Z Flip 3, em que a dobra acontece em um eixo horizontal do aparelho. O Flex Square também é voltado para dispositivos móveis, e como o nome sugere, apresenta laterais com comprimento mais próximo entre si, o que permite uma proporção mais próxima a um quadrado.

Para notebooks, a companhia apresentou o Flex Note, com dimensões maiores e dobra na horizontal, mas que traz proporções mais próximas a um computador portátil. Tal formato ainda é inédito em relação a produtos já lançados pela Samsung, lembrando o que fez a Lenovo com o ThinkPad X1 Fold, mas com bordas consideravelmente mais finas ao redor da tela.

Continua após a publicidade

O Slidable Flex é voltado para celulares com telas deslizáveis, um conceito que já foi bastante abordado em protótipos, especialmente pelas marcas chinesas como a Oppo. Porém, ainda não existem registros de celulares com displays desse tipo, assim como não há planos concretos em relação a possíveis lançamentos de smartphones nesse formato a curto prazo.

Já o Rollable Flex pode ser um dos primeiros indícios voltados para a entrada da Samsung no mercado de televisões com telas roláveis. Até o momento, a participação nessa categoria de produto é exclusiva da LG com a sua OLED TV R — dispositivo que ainda possui uma popularidade bastante restrita por causa de seu alto custo de produção, resultando em preços sugeridos que podem ultrapassar os 100 mil dólares (cerca de R$ 560 mil em conversão direta).

Outras características que são comuns a todos os displays incluem o suporte para altas taxas de atualização e HDR10+ para conteúdos com alto alcance dinâmico. A companhia não anunciou quando pretende implementar os componentes, e nem quais serão os produtos a virem com as novas telas flexíveis, mas novos detalhes devem ser dados durante sua conferência de abertura na CES 2022, no dia 4 de janeiro.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung Display