Samsung lança celular com “chip quântico” por R$ 2,6 mil na Coreia do Sul
Por Léo Müller |
A Samsung iniciou as vendas do Galaxy Quantum5 na Coreia do Sul em parceria com a operadora local SK Telecom. O dispositivo é praticamente uma versão supersegura do Galaxy A55, equipado com um chip que usa conceitos da física quântica para gerar números verdadeiramente aleatórios que, em seguida, são usados no processo de criptografia do dispositivo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Samsung poderia comprar divisão de redes móveis da Nokia, diz Bloomberg
- Galaxy Z Fold 6 Slim será "Special Edition" e terá câmera de 200 MP, diz rumor
A natureza realmente aleatória garantida pelo “chip quântico” torna o dispositivo consideravelmente mais resistente a quebras de criptografia via força bruta, quando um aparelho poderoso é usado para "adivinhar" as chaves criptográficas de outro, testando uma possibilidade de cada vez.
O chip quântico — também conhecido como Quantum Random Number Generator (QRNG) — é usado principalmente para criptografar e descriptografar informações sensíveis, como dados biométricos do leitor de digitais, além de logins e senhas. O componente é feito pela ID Quantique.
Especificações técnicas do Galaxy Quantum5
Fora a questão da criptografia com chip quântico, o Galaxy Quantum5 é praticamente idêntico ao Galaxy A55 sul-coreano. Confira os principais detalhes do hardware:
- Chipset Exynos 1480;
- 8 GB de RAM;
- 128 GB de armazenamento;
- Tela de 6,6’’ com tecnologia Super AMOLED e 120 Hz;
- Sistema de câmeras traseiro triplo (50 MP + 12 MP + 5 MP);
- Bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 25 W;
- QRNG da ID Quantique para criptografia.
Preço e disponibilidade
Por ser um modelo desenvolvido em parceria com uma operadora sul-coreana, é muito provável que o celular seja exclusivo do mercado local, mas a Samsung não deu nenhuma informação definitiva a esse respeito.
A pré-venda do Galaxy Quantum5 já começou, e as primeiras unidades vendidas devem chegar aos consumidores até o dia 3 de setembro. Cada unidade custa o equivalente a R$ 2,6 mil (KRW 618.200). Não há expectativa de venda do celular com criptografia quântica no Brasil ou em qualquer outro mercado além da Coreia do Sul.
Fonte: SamMobile