Publicidade

Samsung Galaxy Z Flip 4 surpreende e sobrevive a processo de desmanche

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Setembro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Após um teste de resistência com resultados mistos, o Samsung Galaxy Z Flip 4 surpreendeu ao ser desmontado pelo YouTuber Zack Nelson, do canal JerryRigEverything. O aparelho foi o primeiro celular dobrável a não apresentar danos após o processo de desmanche do criador de conteúdo. Também chamou atenção como os componentes internos mostraram-se intactos apesar dos problemas apresentados na avaliação de durabilidade.

Mesmo tendo design único, o dispositivo da gigante sul-coreana não tem segredos em relação a ser desmontado — o YouTuber utiliza uma ferramenta de sucção e ar quente para derreter a cola do display e removê-lo sem grandes dificuldades. Dito isso, essa etapa costuma ser problemática em celulares da categoria, já que a flexibilidade da tela a torna mais suscetíveis a danos pelo canivete ou mesmo pelo manuseio incorreto.

Zack segue então para os painéis traseiros, para deixar o display interno por último. Já no interior, é possível notar que não há mudanças notáveis em comparação ao Z Flip 3. Como ponto digno de nota, há presença de alguns componentes similares ao do mais robusto Galaxy Z Fold 4, como os botões laterais, que trazem borrachas de proteção para garantir que água não entre na área interna — aspecto que colabora para a certificação IPX8 do telefone.

Continua após a publicidade

Não há pasta térmica em nenhum dos lados da placa-mãe, com o chipset utilizando apenas folhas de grafite para dissipar o calor. Mesmo que o Snapdragon 8 Plus Gen 1 equipado por aqui tenha se mostrado significativamente mais eficiente que o 8 Gen 1 comum, essa configuração de refrigeração não deve ter boa performance em períodos prolongados de estresse, especialmente em um chassi tão compacto quanto o do Galaxy Z Flip 4.

Retornando para a tela, Zack nota como o display apresenta naturalmente uma curvatura, placas de metal para garantir maior rigidez — ausentes no Galaxy Z Fold 4 para reduzir a espessura e o peso — e conta com múltiplas placas menores na área da dobra, como forma de proteger o painel. A dobradiça também está diferente, substituindo as engrenagens da geração anterior por canais de metal que guiam as metades do telefone e devem garantir maior resistência no decorrer do tempo.

Continua após a publicidade

Ainda assim, o material pegajoso utilizado pelo Galaxy Z Flip 3 para impedir que água entre pela região foi mantido. Curiosamente, o YouTuber não encontrou a estrutura que causou ruídos preocupantes durante o teste de resistência e impediu que o celular voltasse a fechar por completo. Todos os componentes internos parecem intactos, mesmo que os efeitos colaterais da dobra forçada ao contrário permaneçam.

Remontado, o lançamento tornou a ligar sem quaisquer problemas, sendo o primeiro smartphone dobrável a passar pelas mãos de Zack e sobreviver ao processo completo de avaliação do criador de conteúdo. Isso indica como esse tipo de aparelho tem evoluído, e como estamos aprendendo a lidar melhor com sua construção frágil, mas ao mesmo tempo resistente. O Samsung Galaxy Z Flip 4 já está disponível em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde é vendido por preços que partem de R$ 6.999.

Samsung Galaxy Z Flip 4: ficha técnica

  • Tela Interna: Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, proporção 22:9, resolução Full HD+ de 2640 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz
  • Tela Externa: Super AMOLED de 1,9 polegada, resolução de 260 x 512 pixels
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 123º)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 71,9 x 165,2 x 6,9 mm (aberto), 71,9 x 84,9 x 17,1 mm ~ 15,9 mm (fechado)
  • Peso: 187 gramas
  • Bateria: 3.700 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, NFC, certificação IPX8, leitor de digitais na lateral, áudio estéreo
  • Cores disponíveis: preto, rosé, Bora Purple (violeta) e azul (versão Bespoke em amarelo, branco, navy, khaki e vermelho)
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1.1
Continua após a publicidade

Fonte: JerryRigEverything