Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy M12 vs Galaxy A12: diferenças vão além de uma letra no nome

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Julho de 2021 às 09h10

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung tem uma linha muito grande de smartphones, oferecendo, inclusive, linhas parecidas com propósitos diferentes. Os Galaxy A são os mais populares, mas os Galaxy M têm buscado seu espaço com um foco em vendas online, voltados principalmente para custo-benefício.

Dois representantes dessas famílias são os Galaxy A12 e Galaxy M12, que possuem muitas semelhanças entre si, com algumas pequenas diferenças para identificá-los. Por isso, o Canaltech elenca aqui quais são as diferenças entre eles para ver qual compensa mais.

Design

Continua após a publicidade

Os dois possuem visual bem parecido, com traseira e laterais com efeitos visuais para se diferenciarem, e com a frente protegida com vidro, mas não está claro se existe alguma proteção extra por aqui, visto que a Samsung não divulgou essa informação. Além disso, enquanto o Galaxy M12 tem algumas listras verticais na tampa traseira, o A12 aposta em listras diagonais mais discretas que cortam toda superfície.

Falando em cores, o Galaxy M12 é oferecido no Brasil em azul, preto e verde, enquanto o A12 chega na cor azul, vermelho, branco e preto. Em ambos os casos, a fabricante optou por posicionar o leitor de impressões digitais na lateral, junto ao botão de energia.

Continua após a publicidade

Além disso, as câmeras em ambos os aparelhos ficam posicionadas em um quadrado no canto superior esquerdo, com um flash de LED logo abaixo. Quanto a peso e tamanho, o smartphone da série M chegou com 164 x 75,9 x 9,7 mm, enquanto o da linha A veio com 164 x 75.8 x 8.9 mm, sendo então muito parecidos entre si. O peso também muda pouco, 212 gramas para o M12 contra 205 gramas para o A12.

Tela

  • Galaxy M12: PLS IPS de 6,5 polegadas com resolução HD+ (720 x 1200 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz;
  • Galaxy A12: PLS IPS de 6,5 polegadas com resolução HD+ (720 x 1200 pixels) e taxa de atualização padrão de 60 Hz.

Aqui vemos telas praticamente idênticas, mas com uma diferença importante. Enquanto o Galaxy A12 tem uma tela com taxa de atualização de 60 Hz, o modelo com foco em custo-benefício traz maior taxa de atualização, de 90 Hz. Assim, o conteúdo exibido na tela do Galaxy M12 se parece mais fluido, com movimentos mais suaves.

Continua após a publicidade

De resto, eles oferecem uma experiência multimídia muito parecida, já que têm o mesmo tamanho de tela, recorte em formato de gota, e a mesma resolução. A tecnologia PLS IPS traz cores mais realistas, brancos mais naturais, mas por não ter os pixels realmente apagados acaba entregando contraste e níveis de preto mais modestos do que o encontrado em panéis Super AMOLED de irmãos mais caros.

Câmeras

  • Galaxy M12: 48 MP (f/2.0, principal) + 5 MP (f/2.2, ultra-wide) + 2 MP (f/2.4, macro) + 2 MP (f/2.4, profundidade) + 8 MP (f/2.2, frontal);
  • Galaxy A12: 48 MP (f/2.0, principal) + 5 MP (f/2.2, ultra-wide) + 2 MP (f/2.4, macro) + 2 MP (f/2.4, profundidade) + 8 MP (f/2.2, frontal).
Continua após a publicidade

Outra vez, vemos semelhanças aqui, sem nenhuma diferença aparente ao menos nas câmeras em si. Ou seja, os dois modelos possuem quatro câmeras traseiras, com a popular organização de câmera principal auxiliada por uma ultra grande-angular, uma macro e uma para dados de profundidade. A câmera frontal também é a mesma em ambos, devendo garantir selfies razoáveis para publicações em redes sociais.

Vale lembrar, porém, que os sensores e lentes não trabalham sozinhos, e o processamento de imagens é outro ponto muito importante na hora de gerar a qualidade final das fotos e vídeos. Nesse ponto o Galaxy M12 tem vantagem por contar com um chip Exynos 850 produzido pela própria Samsung, que consegue lidar melhor com as imagens do que o Helio P35 do Galaxy A12, especialmente com a câmera de 48 megapixels.

Processador e memória

Continua após a publicidade
  • Galaxy M12: Exynos 850 Octa-core (4x 2.0 GHz Cortex-A55 + 4x 2.0 GHz Cortex-A55), Mali-G52;
  • Galaxy A12:MediaTek Helio P35 Octa-core (4x 2.35 GHz Cortex-A53 + 4x 1.8 GHz Cortex-A53), PowerVR GE8320.

Os dois possuem conjuntos de núcleos com velocidades diferentes, com vantagem, nesse sentido, para o Galaxy A12, que consegue equilibrar clocks mais baixos em tarefas menos exigentes e clocks mais altos em tarefas mais robustas.

Porém, o chip Exynos 850 usado no Galaxy M12 é mais recente e tem tecnologias mais atuais, seja na arquitetura dos núcleos utilizados ou na litografia do processo de fabricação, o que acaba gerando uma performance mais estável e otimizada.

O mesmo vale para o desempenho em aplicações gráficas, onde apesar de não entregar performance exemplar em títulos mais pesados o Galaxy M12 será capaz de trabalhar com uma folga maior em aplicações mais simples, conseguindo até mesmo ultrapassar a marca dos 60 fps em alguns jogos. 

Continua após a publicidade

Com relação à memória, tudo igual: 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno em ambos, considerando as versões vendidas oficialmente no Brasil. Assim, espere por um desempenho em multitarefas parecido, com ambos mantendo apenas alguns aplicativos abertos em segundo plano sem precisar recarregá-los.

Bateria

Continua após a publicidade

Mais uma vez, a Samsung reutilizou o mesmo pacote que tinha no Galaxy A12. Os dois smartphones possuem uma bateria de 5.000 mAh, com suporte a carregamento rápido de 15 watts, com um carregador que vem incluso na caixa. A tendência é que ambos consigam alcançar até um dia e meio de uso mediano, com uma diferença maior na autonomia apenas se você reproduzir muito conteúdo em 90 Hz no Galaxy M12.

Samsung Galaxy M12 vs Galaxy A12: qual vale a pena?

Basicamente, a Samsung pegou muita coisa do Galaxy A12 e manteve no modelo da linha Galaxy M, fazendo pequenas modificações para atualizar seu portfólio em relação aos concorrentes. As maiores mudanças ficam no visual levemente repaginado, na tela com uma maior taxa de atualização e na maior performance do Galaxy M12. De resto, as câmeras, qualidade de tela e duração de bateria devem ser muito parecidas.

Continua após a publicidade

Como o Galaxy M12 foi lançado 200 reais mais barato, sem esquecer dos descontos que o varejo online dá para ambos os modelos, e ainda tem especificações técnicas melhores que o Galaxy A12, é fácil recomendar o dispositivo da família M. De qualquer forma, independente do modelo que você escolher poderá aproveitar boas ofertas nos links abaixo:

Galaxy M12 vs Galaxy A12: ficha técnica

EspecificaçõesSamsung Galaxy M12Samsung Galaxy A12
Tela6,5" PLS IPS LCD, HD+, taxa de atualização de 90 Hz6,5" PLS IPS LCD, HD+, taxa de atualização de 60 Hz
ChipsetSamsung Exynos 850MediaTek Helio P35
Memória RAM4 GB4 GB
Armazenamento64 GB64 GB
Câmera traseira48 MP (Principal, f/2.0)

5 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º)

2 MP (Macro, f/2.4)

2 MP (Profundidade, f/2.4)

48 MP (Principal, f/2.0)

5 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º)

2 MP (Macro, f/2.4)

2 MP (Profundidade, f/2.4)
Câmera frontal8 MP (f/2.2)8 MP (f/2.2)
Bateria5.000 mAh com carregamento de 10 W5.000 mAh com carregamento de 10 W
SOAndroid 11Android 10 (atualizável ao Android 11)
ExtrasLeitor de digitais na lateral, Bluetooth 5.0, Wi-Fi b/g/n, conector P2, cartão MicroSDLeitor de digitais na lateral, Bluetooth 5.0, Wi-Fi b/g/n, conector P2, cartão MicroSD