Publicidade

Samsung Galaxy A53 5G mostra forte processamento de imagem em teste do DXOMARK

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Maio de 2022 às 07h30

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Lançado em março deste ano, o Galaxy A53 5G não trouxe muitas diferenças de câmera em relação aos seus antecessores. Novos testes realizados pelo portal especializado DXOMARK mostram que o desempenho do dispositivo permanece razoável, e dentro do que é possível esperar para um celular nesta faixa de preço.

O aparelho traz uma câmera principal de 64 MP, junto a uma ultrawide de 12 MP e mais dois sensores de 5 MP, para macro e detecção de profundidade. Neste momento, a câmera frontal de 32 MP não fez parte da avaliação.

Com isso, o dispositivo terminou o teste com 105 pontos, resultado equivalente a outros intermediários da Samsung como o Galaxy A33 5G, Galaxy A52s 5G e Galaxy A72. Dispositivos de outras marcas que obtiveram notas semelhantes incluem o Motorola Edge 20 Pro, Oppo Find X3 Lite e Vivo V21 5G.

Continua após a publicidade

Galaxy A53 5G vai bem em ambientes claros, mas deixa a desejar nos escuros

Os principais pontos elogiados pelo DXOMARK na análise incluem a exposição e cores, que se mostraram agradáveis. Assim como é comum em smartphones da Samsung, os tons aparecem com altos níveis de saturação, e o alcance dinâmico é bastante amplo.

Entretanto, o forte processamento de imagem pode deixar efeitos de contorno em volta do elemento principal da foto, o que dá um certo aspecto artificial. Além disso, também foram identificadas manchas esverdeadas pouco naturais, principalmente em cenas com plantas ou outros objetos semelhantes.

Continua após a publicidade

Em locais com condições precárias de iluminação, a câmera do Galaxy A53 5G apresenta um alto nível de granulação. Ademais, os analistas também apontam erros no balanço de branco e detecção de foco, e algumas imagens ficaram subexpostas quando o flash não estava em uso.

A câmera ultrawide pode oferecer um grande campo de visão, especialmente considerando concorrentes da mesma faixa de preço. Aspectos como exposição e balanço de branco são agradáveis, enquanto a quantidade de detalhes é apenas aceitável.

O aparelho não possui uma lente telefoto, e por isso as imagens com zoom perdem nitidez consideravelmente. Mesmo assim, cor e exposição permanecem como destaques positivos das imagens com aproximação.

Continua após a publicidade

Vídeos com imperfeições

A gravação de vídeos recebeu muitas críticas por parte do DXOMARK. Primeiramente, os testes precisaram ser feitos em 1080p, já que o 4K apresenta muitos problemas de estabilização de imagem.

Apesar dessa limitação, a estabilização em Full HD foi considerada agradável em ambientes abertos, assim como as cores e exposição. Porém, o foco automático deixa a desejar, e a situação se agrava em locais menos iluminados.

No mais, o alcance dinâmico também se mostrou limitado, assim como o balanço de branco que traz cores muito quentes. Também foram percebidos artefatos como o aparecimento de contornos, fantasmas e outros borrões.

Continua após a publicidade

Um exemplo de vídeo gravado com o Galaxy A53 5G pode ser conferido abaixo. Caso você tenha se interessado pelo aparelho, é possível achá-lo com desconto no Canaltech Ofertas.

Fonte: DXOMARK