Samsung e iFixit lançam kits oficiais de autorreparo para linha Galaxy
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté | •

Anunciado em abril deste ano, a Samsung e a iFixit lançaram oficialmente os kits de reparo doméstico nos EUA. Desde o dia 2 de agosto, donos de celulares da série Galaxy S20 e Galaxy S21 e dos tablets Galaxy Tab S7 podem adquirir peças originais e substituí-las em casa.
- “Modo Reparo” da Samsung esconde suas fotos sensíveis até da assistência técnica
- Como resgatar o carregador grátis da Samsung
Conforme as informações, os usuários podem comprar componentes originais separados ou kits completos com ferramentas e peças para a troca de telas, vidros traseiros e portas de carregamento dos aparelhos. Os materiais também incluem guias com instruções para a realização dos procedimentos.
Para mais, o programa de reparo doméstico estimula a devolução das peças usadas para um processo de reciclagem ética. Todos os kits incluem um pacote com etiqueta de logística reversa direcionado para a Samsung e sem custos ao cliente.
Solução sustentável
A parceria entre a Samsung e a iFixit reafirma o compromisso da fabricante sul-coreana em oferecer soluções sustentáveis aos usuários. No caso, o reparo doméstico possibilita que os clientes prolonguem a vida útil dos dispositivos antes de serem reciclados.
“A Samsung oferece continuamente opções mais convenientes para que os consumidores ampliem o uso dos aparelhos, promovam uma economia circular e minimizem o lixo eletrônico”, cita Mark Williams, vice-presidente de Atendimento ao Cliente da Samsung.
Em comunicado, a marca se comprometeu em expandir a linha de produtos e componentes disponíveis nos kits oficiais de autorreparo. Assim, as séries Galaxy S22 e Galaxy Tab S8 devem ser as próximas a receber suporte para manutenção em casa.
Por fim, a Samsung não revelou os preços dos conjuntos de peças e ferramentas. A empresa apenas informou que os produtos serão vendidos pelo mesmo valor fornecido para as assistências técnicas autorizadas.
Serviço restrito aos EUA
Apesar da boa notícia para os donos de aparelhos da Samsung, o programa que estimula o autorreparo deve ficar restrito aos EUA. Embora tenha o site em português, a iFixit não envia produtos para o Brasil.
Então, os usuários brasileiros podem recorrer às assistências técnicas autorizadas da marca. Além disso, a empresa oferece o serviço de Reparo por Postagem, em que o cliente envia o dispositivo para manutenção ao deixá-lo em lojas oficiais ou através dos Correios.
Fonte: Samsung, FoneArena, Android Authority