Samsung confirma processador "revolucionário" que deve estar no Galaxy S26
Por Vinícius Moschen |

Por meio de vídeo publicado em suas redes sociais, a Samsung confirmou oficialmente a existência e o lançamento iminente do seu próximo chipset topo de linha. O Exynos 2600 deve fazer a sua estreia na série de smartphones Galaxy S26, que será lançada em algumas semanas.
O vídeo promocional é iniciado com tom de humildade ao destacar a frase "Em silêncio, nós ouvimos" — uma referência às críticas recebidas no passado em relação ao desempenho e a problemas de superaquecimento das plataformas Exynos.
Embora a marca demonstre confiança, a abordagem pode configurar apenas uma estratégia de marketing para aumentar a expectativa sobre a plataforma. A confirmação de tais correções será feita após o lançamento dos celulares equipados com o Exynos 2600.
O material ainda aponta que o processador foi "refinado no núcleo" e "otimizado em todos os níveis". Como slogan, a Samsung promete que o chip foi projetado para "expressar o excepcional".
Exynos 2600 é primeiro processador de 2 nm no segmento
Ainda que a Samsung não tenha divulgado detalhes técnicos oficiais sobre o Exynos 2600, é esperado que ele seja o primeiro processador voltado para smartphones a ser fabricado com a tecnologia de litografia de 2 nanômetros da Samsung Foundry.
A pequena medida faz referência à distância entre transistores em um chip: quanto menor o valor, maior tende a ser a performance e eficiência energética da plataforma.
O chip ainda deve contar com os núcleos mais recentes fornecidos pela Arm, além de uma unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida em parceria com a AMD.
Testes anteriores vazados na plataforma Geekbench indicam um salto significativo de performance. No teste single-core, o Exynos 2600 registrou 4.217 pontos — melhor que o Snapdragon 8 Elite Gen 5, e em empate técnico com o Apple M5.
Já na avaliação de desempenho multi-core, o novo Exynos chegou a 13.482 pontos — novamente acima do Snapdragon 8 Elite Gen 5, mas abaixo do Apple M5.
No entanto, a veracidade dos resultados do benchmark ainda é debatida, pois o teste não foi encontrado no banco de dados público da plataforma. É possível que a avaliação tenha sido realizada em uma versão corporativa do aplicativo.
A previsão é que o chip equipe os modelos Galaxy S26 e S26 Plus, dependendo da região de comercialização. Já o modelo Ultra viria com o Snapdragon 8 Elite Gen 5.
O lançamento dos dispositivos é esperado para ocorrer entre os meses de janeiro ou fevereiro de 2026, e vendas no Brasil são esperadas.
Leia mais no Canaltech:
- Novo celular top da Motorola tem visual vazado; veja fotos
- Samsung tem mais uma "carta na manga" para os celulares dobráveis; entenda
- Novo fone top da Samsung tem visual revelado em vazamento; veja imagens