Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm detalha todas as especificações do Snapdragon 888

Por| 02 de Dezembro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm oficializou o sucessor do Snapdragon 865, seu chipset topo de linha, como Snapdragon 888, nesta terça-feira (1). Mas ficaram faltando os detalhes técnicos da plataforma, revelados no Snapdragon Tech Summit 2020 nesta quarta (2).

Em resumo, o novo chip tem processador com núcleos cuja arquitetura é até 25% mais potente que o antecessor, além de GPU que renderiza gráficos até 30% mais rápido e resposta ao toque até 20% mais precisa. Mas o maior salto está na inteligência artificial, com capacidade de computação 2x maior e 50% mais performance.

Outra mudança é o modem 5G integrado, um Snapdragon X60 de terceira geração, que tem suporte às redes sub-6 e mmWave “para entregar as maiores velocidades 5G disponíveis no mundo, de até 7,5 Gbps”. De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 888 é o único a suportar 5G global em mais de um SIM, ou seja, dá para usar a quinta geração de banda larga móvel em linhas de operadoras diferentes em qualquer lugar no mundo.

Continua após a publicidade

Os primeiros celulares com o Snapdragon 888 começam a chegar ao mercado já no primeiro trimestre de 2021, segundo a Qualcomm. A Realme já anunciou o Race como seu primeiro modelo com o novo chip, e a Xiaomi também confirmou que utilizará a plataforma no Mi 11.

Especificações técnicas do Snapdragon 888

Nesta quarta-feira (2), as especificações técnicas da nova plataforma foram detalhadas pela Qualcomm, que limitou-se a falar na terça que o novo chipset é mais potente e vai levar a indústria de dispositivos móveis a um novo patamar em 2021. Veja abaixo todos os detalhes como velocidade do processador, arquitetura dos núcleos e até conectividade.

Continua após a publicidade

Começando pelo processador, a Qualcomm utilizou núcleos de arquitetura Kryo 680, com até 25% de melhoria no desempenho geral da CPU, que pode chegar à velocidade de até 2,84 GHz. O chip ainda é o primeiro com subsistema de CPU baseada no Arm Cortex-X1. A GPU tem aumento de 35% de performance em comparação com a geração anterior e a fabricante promete que o chip aguenta longos períodos de jogatina sem perder desempenho.

Falando em jogatina, o Snapdragon 888 tem alguns recursos especiais para rodar os principais games disponíveis na Play Store.O VRS (sigla em inglês para Sombreamento de Taxa Variável) melhora em até 30% a renderização dos gráficos, enquanto o Game Quick Touch promete melhorar a resposta ao toque em até 20%, o que pode ajudar principalmente jogadores competitivos a terem uma vantagem na ação de seus personagens.

O novo chipset também tem o já mencionado 5G com modem integrado e promessa de suporte global à quinta geração da banda larga móvel, além de Wi-Fi 6, que permite chegar a até 3,6 Gbps em conexões do tipo, com a nova frequência de 6 GHz com Wi-Fi 6E. Em Bluetooth, chegamos à geração 5.2, com duas antenas e suíte aptX da Qualcomm para a melhor experiência de conexões sem fio.

Câmera, IA e segurança

Continua após a publicidade

Por fim, o Snapdragon 888 também tem avanços em recursos para câmera, inteligência artificial e mais segurança para os celulares. Com relação à IA, a Qualcomm promete o maior salto já visto, com a AI Engine totalmente redesenhada na 6ª geração, utilizando agora processador Qualcomm Hexagon 780 que junta recursos de IA em câmeras, assistentes de voz, jogos, conectividade e mais.

Em câmera, o novo Qualcomm Spectra 580 ISP inclui processador de sinal de imagem triplo, que permite a captura de imagem de três câmeras ao mesmo tempo, em até 2,7 gigapixels por segundo. È possível captar vídeos em 4K de três câmeras diferentes, segundo a empresa.

E por último, mas não menos importante, as melhorias em segurança. O chipset suporta criptografia Truepic, o primeiro dispositivo que usa câmeras a cumprir com a Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo. O recurso permite que você garante a validade e segurança das imagens que compartilha, compra ou usa. Também há melhorias em segurança de execução de tarefas e conectividade.