Qual marca de celular tem a melhor rede de assistência técnica?
Por Renato Moura Jr. • Editado por Léo Müller |

É somente nos momentos de necessidade que passamos a dar o devido valor aos serviços de assistência técnica. No Brasil, as principais marcas de smartphones apresentam estratégias diferentes nesse quesito, então é importante levar isso em consideração ao escolher um novo celular para comprar.
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A seguir, avaliamos qual marca oferece a melhor assistência técnica no Brasil, com base na opinião pública. Confira:
Apple e Samsung: lojas próprias e assistência autorizada
A Apple oferece atendimento em suas Apple Stores e também em lojas parceiras, como iPlace e Fast Shop. A marca é famosa por oferecer uma cobertura que vai além do básico, inclusive para serviços bem específicos, por exemplo: caso você perca um dos seus fones de ouvido, é possível solicitar uma reposição.
Por outro lado, há relatos de clientes que alegam que a assistência autorizada da marca pode demorar 10 dias ou até mais para realizar reparos simples, o que pode ser frustrante para o consumidor.
A Samsung também possui uma assistência técnica autorizada no país, mas as críticas dos consumidores vão além. Há relatos recorrentes de falhas como atrasos, falta de comunicação e orçamentos falsos. Usuários relatam experiências frustrantes seguidas de atendimento precário – em muitos casos, sem ter seu problema solucionado.
Vale ressaltar que a Samsung tem a maior base instalada de usuários do mercado brasileiro, então é comum que a quantidade de críticas também seja maior. Isso não significa necessariamente que seus serviços sejam de má qualidade.
Motorola: ampla rede autorizada e boa reputação
A Motorola opera por mais de 40 centros de assistência técnica autorizados, com processo administrativo simples e atendimento online ou presencial. Em casos de falta de unidade na cidade em questão, também é possível enviar o produto pelos Correios de forma descomplicada.
No Reclame Aqui, a Motorola ostenta um excelente desempenho com nota 9,2, selo RA1000, índice de solução de 96,7% e 75,8% de clientes que voltariam a fazer negócios.
Apesar da reputação positiva, alguns consumidores alegam dificuldades, como a impossibilidade de conserto de produto com defeito de fábrica e respostas automatizadas sem solução efetiva.
Ainda assim, a Motorola tem o serviço de assistência técnica mais bem avaliado do Brasil entre as principais marcas, de acordo com a opinião popular conforme pudemos consultar em plataformas como o ReclameAqui.
Marcas chinesas: estrutura pouco mensurável no Brasil
A Xiaomi é a marca chinesa mais antiga do mercado brasileiro e tem aprimorado seus serviços de assistência técnica gradativamente. Hoje, ela conta com um serviço parecido com os da concorrência, oferecendo suporte em diversos pontos do país e em suas lojas especializadas, como a MIPlace Store.
As outras marcas chinesas que chegaram ao país recentemente têm apostado alto em garantia estendida e serviços premium para seus clientes. Contudo, sua participação no mercado ainda é muito pequena e recente para mensurarmos a qualidade da assistência prestada.
Qual é a melhor?
Se a assistência técnica é um critério decisivo, atualmente a Motorola está à frente das concorrentes em confiabilidade, conforme pudemos avaliar.
A Apple e a Samsung também oferecem um serviço de alto nível, mas enfrentam um desafio maior para solucionar o caso de todos os seus clientes, trazendo um nível de insatisfação mais elevado no ReclameAqui.
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