Procon exigirá que Apple dê carregador a compradores do iPhone em SP
Por Rubens Eishima |
Após notificar a Apple sobre a remoção do carregador de parede das embalagens do iPhone, o Procon-SP anunciou que exigirá da empresa o fornecimento do acessório gratuitamente aos clientes. A informação foi publicada pela coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.
- A Apple reduzirá o impacto ambiental com iPhones 12 sem carregadores? Calma lá
- Em entrevista, executiva da Apple recomenda carregar iPhone 12 com cabos antigos
- iPhone 12: por que a Apple inclui fones de ouvido em caixa separada na França?
Procurada pelo Canaltech, a assessoria de comunicação do órgão paulista confirmou a decisão. Mas, diferentemente do publicado pela Folha, a determinação vale para todos os modelos da marca, não se restringindo ao iPhone 12, como publicado pelo jornal.
A fundação de defesa do consumidor exigirá que o carregador seja disponibilizado para os compradores que solicitarem o acessório. A decisão deve ser válida para todo o estado de São Paulo. Caso a fabricante não cumpra a decisão, estará sujeita a multa após análise pela diretoria de fiscalização do órgão.
Para os clientes que não forem atendidos pela marca, o órgão orienta que procurem os canais de atendimento do Procon-SP, que tomará as medidas cabíveis.
O Procon-SP notificou a Apple em outubro, antes do lançamento da linha iPhone 12 no Brasil, pedindo esclarecimentos sobre a não inclusão do carregador de parede com os celulares.
Apple responde
Em resposta à notificação, a Apple informou que a decisão teve como objetivo "reduzir a emissão de carbono e o lixo eletrônico", pois, segundo a fabricante, os carregadores incluídos na caixa não eram utilizados já que "existem muitos desses dispositivos no mundo".
Segundo entendimento do Procon-SP, o consumidor tem a expectativa de que o celular virá acompanhado do adaptador de energia, já que ele é essencial para o uso do produto.
“É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc. Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”, afirmou Fernando Capez, diretor executivo do órgão paulista.
O Procon-SP anunciou ainda que exigirá da Apple um plano viável para reciclagem do produto (celular e adaptadores), incluindo propostas para logística reversa e descarte adequado.
Fonte: Procon, Folha de S.Paulo