Pixel 9 Pro XL tem visual completo vazado em vídeo de hands-on
Por Renan da Silva Dores |

Faltando pouco mais de duas semanas para o lançamento, o Pixel 9 Pro XL vazou por completo em um vídeo de hands-on. Esperado como o próximo celular premium do Google, a novidade traz mudanças notáveis no visual, apostando em um design mais industrial com linhas retas. Dito isso, ainda há mistério em torno do software do telefone, que aparenta ser um protótipo limitado.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Galaxy S25 Ultra pode ter mesma bateria e recargas pelo quinto ano seguido
O dispositivo foi mostrado pelo canal ucraniano Andro-news na opção de cor preto, mas parece não estar finalizado no momento — como apontado pelo apresentador, e indicado pelas linhas geométricas na traseira, esta é uma unidade de desenvolvimento, quase não havendo recursos habilitados. Mesmo assim, o visual estaria próximo ao final, permitindo que possamos ter uma ideia do que a gigante das buscas está preparando.
Com 220 gramas e dimensões similares às do Galaxy S24 Ultra, o Pixel 9 Pro XL conta com vidro 2.5D na tela, laterais em metal polido, traseira de vidro fosco e certificação IP68 de resistência à água e poeira. Também há semelhanças com o tamanho do Pixel 8 Pro, incluindo a espessura extrema da barra de câmeras, que deixa de encostar nas laterais em favor de uma aparência mais próxima de uma "pílula esticada".
O vídeo reforça a ficha técnica apontada pelos vazamentos, começando pelo display OLED de 6,8 polegadas com resolução de 2992 x 1344 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz e proteção de vidro Gorilla Glass Victus 2. O processamento fica sob responsabilidade do chip Tensor G4, supostamente desenvolvido com base no Exynos 2400 da Samsung, junto de até 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento.
As câmeras da geração anterior seriam mantidas, incluindo sensor principal de 50 MP com abertura de f/1.7 e estabilização óptica (OIS), ultrawide de 48 MP e telefoto de 48 MP com OIS e zoom óptico de 5x. A única exceção seria a lente frontal, que pularia de 10,5 MP dos modelos do ano passado para um sensor mais respeitável de 42 MP — o aumento da resolução proporcionaria não apenas mais definição, como ainda mais flexibilidade para capturas em baixa luz.
Também teríamos o retorno da bateria de 5.050 mAh, bem como da promessa de sete anos de grandes atualizações e updates de segurança, enquanto recursos de IA como a integração com o Gemini e o "Pixel Screenshot", que busca por informações nas capturas de tela quando solicitado, são esperadas como algumas das maiores novidades do telefone.
Vai ser preciso esperar para ver se há de fato melhorias em desempenho e bateria, e se as funcionalidades de IA realmente farão diferença na prática, mas felizmente não falta muito agora para conhecermos os lançamentos do Google. Ao lado de uma série de novos acessórios e de outros três modelos de smartphone, o Pixel 9 Pro XL será apresentado em 13 de agosto. A má notícia é que não há expectativa para os aparelhos chegarem ao Brasil, ao menos de forma oficial.