Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pixel 5a é arrasado pelo OnePlus Nord 2 em bateria de testes de desempenho

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Agosto de 2021 às 21h54

Link copiado!

OnePlus
OnePlus
Google Pixel 5a

O Googleanunciou no último dia 17 o Pixel 5a 5G, mais novo intermediário da popular linha Pixel a de celulares acessíveis da marca. Extremamente similar ao Pixel 4a 5G e ao Pixel 5, a novidade compartilha muitas das especificações com seus antecessores, trazendo algumas mudanças pontuais, como bateria de maior capacidade e design ligeiramente refinado, com bordas mais finas ao redor da tela e mais.

Já nas mãos de alguns veículos especializados, o aparelho vem sendo testado intensamente e, em meio às baterias de benchmarks aos quais é submetido, o modelo mostrou uma situação bastante curiosa ao enfrentar a série do canal SpeedTest G, filiado ao Android Authority: encarando o OnePlus Nord 2, outro celular acessível na mesma faixa de preço, o dispositivo do Google mostrou que desempenho não é exatamente seu ponto forte.

Pixel 5a sofre séria derrota para o Nord 2 em desempenho

Continua após a publicidade

Recapitulando as configurações de cada aparelho, o Pixel 5a 5G é equipado com chipset Qualcomm Snapdragon 765G, acompanhado de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Há ainda tela OLED Full HD+ de 6,34 polegadas com taxa de atualização de 60 Hz, câmera dupla com sensor principal de 12,2 MP e ultrawide de 16 MP, além de seu maior destaque — a bateria de 4.680 mAh, a maior já empregada em um Pixel.

Do lado do OnePlus Nord 2, temos chipset MediaTek Dimensity 1200-AI, versão especial com processamento turbinado de IA, junto a 6 GB, 8 GB ou 12 GB de RAM, 128 GB ou 256 GB de armazenamento, tela AMOLED Full HD+ de 6,43 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz, câmera tripla com sensor principal de 50 MP, ultrawide de 8 MP e monocromático de 2 MP, bem como bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 65 W.

A bateria de testes do SpeedTest G à qual os telefones foram submetidos é dividido em três etapas: uma focada em CPU, uma mista e uma voltada para estressar a GPU. Em todas elas, o OnePlus Nord 2 abriu uma vantagem significativa, terminando a série em pouco mais de 1 minuto e 27 segundos. Em comparação, o aparelho do Google levou 2 minutos e 18 segundos, mais de 51 segundos a mais.

Continua após a publicidade

Alguns destaques do teste vão para a execução de múltiplas threads, em que o Nord 2 transitou com facilidade, e para as tarefas focadas em GPU — em um dos testes, o dispositivo da OnePlus conseguiu manter uma taxa de quadros de 28 FPS, contra apenas 18 FPS do rival do Google.

Gary Sims, apresentador do SpeedTest G, indica que, além de uma GPU mais robusta, o Dimensity 1200-AI se destaca pela presença de quatro núcleos Cortex-A78 de alto desempenho, mais recentes, poderosos, eficientes e em maior quantidade em comparação aos dois núcleos Cortex-A76 de alto desempenho presentes no Snapdragon 765G. No fim, o maior problema da diferença brutal de desempenho é o preço.

Diferença de preço é principal problema

Continua após a publicidade

Usuários da família Pixel a sempre foram submetidos a alguns sacrifícios em hardware para ter acesso à câmera de altíssima qualidade e às atualizações constantes do Google sem precisar encarar preços de topos de linha. O foco da gigante das buscas sempre foi a fluidez e a experiência de uso, em vez do poder de processamento bruto.

Ainda assim, é difícil ignorar a diferença gritante de performance para o OnePlus Nord 2 em virtude dos valores cobrados: enquanto o Pixel 5a é vendido por US$ 449, o celular da OnePlus chegou ao mercado com valores a partir de 399 euros, ou 27.999 rupias indianas, o que se converte para 470 e 380 dólares, respectivamente.

Mesmo que seja difícil compará-los diretamente em virtude dos impostos e diferenças das moedas, ambos são posicionados no mesmo segmento e ainda são comercializados por valores similares, o que torna o Nord 2 uma escolha fácil, oferecendo tela superior, software limpo, carregamento mais veloz e desempenho significativamente melhor.

Continua após a publicidade

Fonte: SpeedTest G