Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oneplus pode lançar celular com câmera rotatória, aponta patente

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2022 às 09h00

Link copiado!

LetsGoDigital
LetsGoDigital
Tudo sobre OnePlus

Patentes aprovadas recentemente mostram que a OnePlus estaria trabalhando em um modelo de celular com câmera rotatória na parte traseira, o que pemitiria alguns avanços específicos no quesito de fotografia, além de oferecer um visual bastante diferente para o aparelho.

De acordo com a documentação, a câmera giraria em até 180 graus para permitir novos ângulos de visualização e captura de imagens, o que proporcionaria novos enquadramentos sem a necessidade de o usuário ficar em posições complicadas e/ou desconfortáveis. A ideia pode ter sido inspirada em câmeras digitais que possuem visores móveis.

Continua após a publicidade

Ainda não foram divulgadas muitas informações concretas em relação a como esse sistema funcionaria, mas ele utilizaria um sistema de componentes magnéticos para permitir a movimentação das lentes e do sensor. Os celulares com câmeras rotatórias também entregariam diversos recursos adaptados de software, com modos exclusivos de gravação de vídeos, como foi descrito de forma específica na patente.

As mesmas peças também serviriam para otimizar a estabilização de imagem, em que o módulo de câmeras seria capaz de se movimentar de forma automática para compensar tremidas ou imprecisões do tipo — uma tecnologia similar ao Sensor-Shift presente nos últimos iPhones, em que a estabilização é realizada por movimentações no sensor, e não apenas nas lentes. Além disso, o sistema também permite uma velocidade mais lenta na ativação do obturador, o que pode ser útil em ambientes com menos luz disponível, por exemplo.

O visual do dispositivo traz características bastante distintas do que é visto em grande parte dos celulares vendidos atualmente. De acordo com ilustrações presentes na patente, ele teria apenas uma grande lente centralizada, que ocuparia grande parte da seção superior do painel traseiro. Mesmo assim, o conjunto não teria uma espessura tão grande em comparação com a tampa posterior.

Continua após a publicidade

Caso seja realmente implementada, a tecnologia de câmera rotatória apareceria nos celulares topos de linha da marca — ou seja, em um suposto sucessor para o OnePlus 10 Pro, que foi apresentado recentemente.

Porém, as patentes não confirmam que determinadas tecnologias serão utilizadas, já que elas ainda precisam passar por avaliações de viabilidade estrutural e comercial. Esse tipo de documentação também pode servir como um aparato jurídico para que empresas concorrentes não copiem o sistema sem dar os devidos créditos.

Fonte: LetsGoDigital