Publicidade

O que não fazer quando o celular está muito quente?

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Quando um celular esquentando chega a ponto de ser desconfortável ao toque, geralmente é um sinal de que algo não está certo. Para ajudar você nessa situação, preparamos uma lista com coisas que você não deve fazer quando seu celular começa a esquentar.

Um aparelho superaquecido pode trazer consequências para a vida útil da bateria, sinal mais fraco, interrupção de funções e desempenho mais lento em alguns apps.

Não deixe muitas funções desnecessárias ativadas

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Funções como Bluetooth, dados móveis, GPS e Wi-Fi podem consumir muitos recursos do aparelho, muitas vezes de forma desnecessária. Portanto, uma alternativa é desativar as funções que não estão sendo utilizadas no momento.

Em geral, isso pode ser feito por meio da central de comandos do dispositivo, que costuma ser acessada ao arrastar o dedo de cima para baixo na parte superior do display. Com menos processos em andamento, o processador pode começar a resfriar e retornar à temperatura anterior.

Não deixe apps demais no armazenamento

Fazer uma limpeza no armazenamento é outra alternativa para evitar que o celular fique quente. Caso seja notada essa mudança de temperatura, é válido procurar pelos aplicativos que estão instalados, mas não são abertos há muito tempo. 

Além disso, outros arquivos esquecidos como fotos e vídeos também podem carregar o armazenamento de forma desnecessária. Portanto, vale a pena fazer uma limpa e deixar apenas os registros realmente importantes. 

Não tenha muitos aplicativos em segundo plano

Continua após a publicidade

Mesmo que aplicativos não estejam necessariamente abertos, eles ainda atuam em segundo plano, consumindo recursos do processador e da memória RAM. Por meio da bandeja de apps, é possível ver a lista dos apps mais recentes e fechar os que não são usados no momento.

Não deixe apps pesados abertos por muito tempo

Passar horas jogando pode ser tentador, mas o ideal é tomar cuidado para não exigir muito de seu aparelho. Jogos e apps pesados, especialmente aqueles que contam com renderizações em 3D, consomem muitos recursos do dispositivo, o que leva ao superaquecimento. 

Continua após a publicidade

Não deixe a tela com brilho máximo

A tela do celular pode ser um dos locais mais fáceis para identificar o aquecimento. Quando ligada por muito tempo, durante o consumo de mídia ou execução de jogos, é comum que ela fique ativada por muito tempo. 

Em alguns casos, é válido diminuir o brilho da tela quando notar um aumento de temperatura, especialmente se o aparelho estiver em uso dentro de um ambiente fechado e/ou escuro. 

Continua após a publicidade

Não use carregadores sem procedência

É comum que o aparelho esquente durante o carregamento, mas o uso de carregadores de pouca qualidade pode agravar esse efeito. Por isso, é importante ter certeza que o adaptador e o cabo oferecem segurança suficiente para a recarga. 

É indicado não utilizar o celular durante o processo, e evitar deixá-lo em superfícies de pano e travesseiros, que podem concentrar o calor. Carregamento de smartphones é coisa séria, e a operação inadequada pode acabar em consequências graves.

Continua após a publicidade

Evite o uso de capinhas se o aparelho ficar quente

A capa de proteção do aparelho pode dificultar a saída de calor, especialmente durante o carregamento. Quando notar o aquecimento, remova a capinha por alguns minutos e aguarde o resfriamento. Durante esse tempo, tente deixar o aparelho em um local seguro e arejado, para evitar quedas e possíveis danos que a capa protegeria.

O que pode fazer um celular aquecer?

Como em qualquer outro aparelho eletrônico, é normal que os celulares produzam calor devido às correntes de energia em seus componentes. Em alguns cenários, é possível que o aparelho esquente demais, o que causa problemas.

Continua após a publicidade

As circunstâncias são variadas, podendo ser relacionadas ao próprio uso: ao executar um aplicativo de navegação durante uma viagem ou jogar um jogo por muito tempo, a tela e os processadores precisam constantemente sempre ativos, o que causa aquecimento.

Outra situação comum que aumenta a temperatura de um celular é o carregamento, por conta da maior transmissão de energia. Nesse caso, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para não causar danos à bateria.

Há ainda problemas relacionados a software: versões desatualizadas do sistema, muitos aplicativos abertos, incompatibilidades e bugs também podem ajudar no aquecimento.

Continua após a publicidade

Por fim, existe um fator externo: a temperatura ambiente. A exposição constante ao calor esquentará objetos, e os celulares não escapam disso.

A Apple, por exemplo, sugere que os dispositivos com iOS sejam utilizados em temperaturas com ambiente entre 0 e 35 °C. Deixar um dispositivo exposto à luz solar ou dentro de um ambiente muito quente, como um carro fechado, podem gerar problemas com superaquecimento.