Publicidade

O que é um número EID no celular?

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Junho de 2022 às 08h13

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash

Tecnologia cuja implementação já foi iniciada há alguns anos, o eSIM é um dos protocolos que busca eliminar a necessidade de smartphones, tablets e outros dispositivos que acessam redes móveis utilizarem chips físicos, os cartões SIM. Através de um coprocessador instalado no celular, as operadoras de telefonia conseguem transferir os dados e estabelecer a conexão. Para que a comunicação seja feita, no entanto, a prestadora de serviço precisa do número EID.

O que é e para que serve o número EID de um celular?

O Embedded Identification Document (EID), ou Documento de Identificação Embutido, em tradução livre, é um número de identificação com 32 dígitos integrado ao eSIM de um smartphone. Similar ao IMEI, o EID é um identificador único para cada aparelho e seu uso é obrigatório para que os planos de telefonia móvel vinculados ao eSIM sejam ativados.

Continua após a publicidade

O trabalho conjunto do EID e do eSIM possibilitam que os usuários troquem de celular, de plano ou de operadora sem as dificuldades impostas por chips SIM físicos, facilitando a portabilidade para outras companhias, por exemplo, já que o número de telefone não é atrelado a um componente físico. É importante ter o código em mãos na hora de ativar o eSIM, e é possível checá-lo de múltiplas maneiras.

Como encontrar o EID no Android

A maioria dos smartphones Android costuma trazer o EID na caixa, incluído na grande etiqueta onde estão diversas informações do aparelho, como o número de modelo, a capacidade de memória e o IMEI. Dito isso, há determinados dispositivos que salvam o identificador apenas no sistema, sendo necessário acessar as configurações para encontrá-lo.

Continua após a publicidade

Smartphones da Samsung encontram-se nessa seleção e, para achar o seu EID, basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse as configurações do celular;
  2. Role a tela até chegar à categoria "Sobre o telefone" e acesse-a;
  3. Toque em "Informações de status";
  4. O número EID do aparelho deve estar listado logo no início, na terceira linha.

Celulares de outras marcas podem ter caminhos diferentes para encontrar o número de identificação, mas normalmente o código está salvo na seção de "Status do telefone" dentro da categoria "Sobre o telefone", ou ainda na categoria de redes móveis dentro da seção de "Configurações de rede". Você também pode utilizar a busca, digitando "EID".

Como encontrar o EID em um iPhone

Continua após a publicidade

Assim como nos aparelhos Android, os iPhones também contam com o EID impresso na caixa, junto à etiqueta de informações do aparelho, mas também é possível conferir o código através do sistema operacional utilizando os seguintes passos:

  1. Acesse as configurações do iPhone;
  2. Role a tela até chegar à categoria "Geral" e acesse-a;
  3. Logo no topo da tela seguinte, toque em "Sobre";
  4. Role a página até encontrar a seção "EID", onde o código de identificação está armazenado.

Ativando o plano móvel do eSIM

Ao se cadastrar e contratar um plano vinculado ao eSIM, a operadora fornecerá um código QR que deve ser escaneado para que o chip seja devidamente ativado. Apesar de possuírem particularidades, em virtude das diferenças dos sistemas, o processo é relativamente similar tanto em celulares Android quanto em iPhones.

Continua após a publicidade

Na seção de conexões, na categoria de dados móveis, toque em "Adicionar plano móvel" ou "Adicionar rede móvel". Uma opção para escanear o código QR fornecido pela operadora será exibida, bastando seguir os passos indicados pelo celular após o escaneamento — um código de segurança, também fornecido pela operadora, pode ser solicitado durante o processo. É possível ainda inserir os dados manualmente, utilizando o EID e as informações oferecidas pela companhia de telefonia.

No Brasil, Claro, TIM e Vivo já trabalham com o eSIM — as três operadoras requerem a aquisição do código QR presencialmente em uma de suas lojas, como forma de garantir a ativação segura dos planos.

Fonte: Splaitor, Google, Apple, T-Mobile